Erika Kokay destaca avanços no País durante os governos de Lula e Dilma

erikakokaytribuna

A deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou da tribuna da Câmara nesta quarta-feira (8), que os governos petistas de Lula e Dilma “revolucionaram o País”. Segundo a parlamentar, nunca ocorreram tantos avanços como na promoção dos direitos humanos, e nos investimentos em educação, segurança alimentar, distribuição de renda, geração de empregos, fortalecimento do Estado e combate a corrupção. A parlamentar também agradeceu os votos recebidos no último domingo que a reconduziram a um novo mandato.

Na área dos direitos humanos, por exemplo, a parlamentar ressaltou que muitos avanços foram obtidos. “Há uma centralidade entendida pela presidenta Dilma Rousseff ao empoderar ministérios, como a Secretaria de Direitos Humanos, ou Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ou a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Há uma centralidade na discussão de direitos”, destacou Kokay.

Ao analisar a área de educação, a parlamentar lembrou que orçamento da pasta foi triplicado nos últimos 12 anos. Ela lembrou que a obsessão da presidente pelo tema começa pelas unidades construídas em todo o País. “Nunca tivemos tantas creches”, observou. Ela também destacou que a partir do governo Lula, “os filhos e filhas dos trabalhadores tiveram a oportunidade de estarem no ensino superior”.

Dentre as muitas ações dos governos Lula e Dilma no combate a pobreza e distribuição de renda, a parlamentar destacou o aumento do salário mínimo. Erika lembrou que na época do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, o sonho era alcançar um mínimo de 100 dólares. “Nós vamos para um salário mínimo de quase 400 dólares no próximo ano”, comemorou Erika Kokay.

A deputada lembrou ainda que a presidenta Dilma garantiu que a crise internacional não vão comprometer as melhorias no setor de emprego e renda. “Lembro-me das palavras da presidenta Dilma, quando disse: Não vamos enfrentar as crises internacionais à custa do emprego, porque temos quase pleno emprego neste País; ou à custa da renda da população”, afirmou Kokay.

Sobre a questão do serviço público, a deputada enfatizou que o compromisso do governo petista é fortalecer as instituições. Ao lembrar a época em que foi presidenta do Sindicato dos Bancários de Brasília e da Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal, Erika disse que a situação dos bancos públicos, por exemplo, durante o governo tucano de Fernando Henrique Cardoso, levou quase 50 bancários ao suicídio.

“Eu enfrentei oito anos de congelamento salarial dos bancos públicos e também no serviço público deste País”, disse. Ela citou ainda as seguidas tentativas de privatização da Caixa e do Banco do Brasil, além da pratica indiscriminada de terceirizações no setor público “precarizando as relações de trabalho”.

Combate à corrupção – Erika Kokay alertou ainda para o fato de que “nunca se combateu tanto a corrupção quanto nos governos de Lula e Dilma”. Segundo ela, para comprovar o feito basta comparar o número de pessoas presas durante os oito anos do governo de FHC e os doze anos dos governos petistas.

“Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, o Procurador-Geral da República recebeu a alcunha de engavetador-geral da República, porque todos os processos contra os amigos do rei eram engavetados. Isso não acontece mais neste Brasil”, destacou.

Ao finalizar, a deputada Erika Kokay afirmou que em todas as áreas os governos petistas de Lula e Dilma supera o período tucano. “Digo isso sem medo de errar. Se nós compararmos todos os índices, sejam os índices de inflação, sejam as taxas de juros, nós vamos ver como esses 12 anos de governo do PT superam todos os índices do governo FHC”, encerrou.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também