Erika apresenta projeto que garante paridade na eleição para reitores

erika kokay D2A deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou na Câmara projeto de lei que formaliza o sistema de eleição paritária nas universidades federais. O modelo, que garante participação igualitária de 1/3 a professores, alunos e servidores na escolha do reitor, já vem sendo adotado por 37 das 54 instituições públicas brasileiras, entre elas a Universidade de Brasília (UnB).

A atual legislação, porém, prevê que o voto dos docentes tem peso de 70%, enquanto o voto dos demais grupos vale 15%. “Queremos mudar isso e assegurar a real democracia nas universidades, o que só acontecerá quando todos que a constroem tenham o mesmo poder de decisão”, defende Erika.

De acordo com a justificativa da proposta, o processo igualitário de escolha representa um grande avanço e irá contribuir para a maior democratização e para o fortalecimento das universidades e demais instituições federais públicas de ensino, que são fruto da construção coletiva do trabalho realizado pelos diferentes segmentos que nelas atuam.

O projeto de lei apresentado pela parlamentar modifica o texto dos incisos I e V do artigo 16 da Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo