Entidades entregam à Câmara proposta de reforma política de iniciativa popular

reformapolitica-10092013-JBtatista

Foto: JBatista/CD

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), recebeu nesta terça-feira (10) uma proposta de reforma política de iniciativa popular. A iniciativa parte de um conjunto de entidades da sociedade civil, tais como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), agrupadas em torno da campanha “Eleições Limpas”.

As entidades solicitaram ao presidente da Câmara que a proposta seja colocada em votação ainda em setembro, de modo que haja tempo hábil para as eventuais mudanças aprovadas valerem já para as eleições de 2014. Alves afirmou que se empenhará pessoalmente para viabilizar o mais rápido possível a apreciação da proposta no Grupo de Trabalho da Reforma Política, mas não garantiu a votação da mesma ainda esse mês.

O deputado Jorge Bittar (PT-RJ) participou do encontro e considera este um momento histórico. “Essa entrega já é um fato histórico. Reuniu uma coalização extremamente ampla e representativa da sociedade civil brasileira em torno de bandeiras importantes e no sentido de aperfeiçoar o processo político-eleitoral”, disse Bittar.

O fim do financiamento de empresas a campanhas eleitorais, o limite para doação de pessoa física e eleição para o Legislativo em dois turnos são os três pontos defendidos pelas entidades. O primeiro turno da eleição aconteceria com as pessoas votando apenas nos partidos de sua preferência. No segundo turno, com a divisão das vagas entre os partidos definida, os eleitores votariam nos seus candidatos individualmente.

Para a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), é imprescindível acabar com a influência do poder econômico sobre a escolha dos representantes do povo. “Essa retomada da mobilização social em prol da reforma politica e por eleições limpas faz reacender o tema central da questão, o financiamento privado nas campanhas eleitorais. Temos a clareza de que, para termos eleições limpas e justas, precisamos abolir o sistema privado nas eleições”, defendeu Fátima.

Os deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Pedro Uczai (PT-SC) também participaram da entrega da proposta das entidades.

Conheça e apoie a proposta da campanha Eleições Limpas:

https://eleicoeslimpas.org.br

Rogério Tomaz Jr. com Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também