Emocionado, Luiz Sérgio lembra de seu pai e de militantes que lutaram pela Constituinte de 88

Um dos momentos marcantes da exposição “O PT no Processo Constituinte (1987-1988)”, que ocorreu na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (12), foi o depoimento do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). Em discurso, o parlamentar destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Documentação do PT na Câmara – em conjunto com a Fundação Perseu Abramo –  e se emocionou ao lembrar a maneira trágica de como José de Oliveira, seu pai, veio a falecer.

“Falo isso de maneira emocionada porque as eleições que elegeram os parlamentares constituintes [1986] para escrever a Constituição de 88, também marcou a minha vida. Eu perdi meu pai atropelado, fazendo boca de urna para o PT. Meu pai, militante, tinha 56 anos de idade. Ele morreu com a bandeira e os panfletos do PT para que pudéssemos estar aqui, hoje, lutando por democracia e para que a Constituição seja, acima de tudo, preservada como instrumento legitimo da cidadania brasileira”, relembrou, muito emocionado, Luiz Sérgio.

Como forma de preservar o processo democrático, o deputado destacou a ideia defendida pelo líder da Bancada do PT, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), durante a cerimônia, de andar pelo Brasil defendendo a Constituição brasileira. “Essa proposta de fazer essa peregrinação pelo Brasil ocorre em um momento adequado porque a Constituinte de 88 foi um momento de repactuação do Brasil, da construção da democracia que veio a partir de muita luta, de um grande movimento que unificou o Brasil para que ele pudesse reencontrar com seu povo e com sua história”, finalizou Luiz Sérgio.

Veja o vídeo com o deputado:

 

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também