O Movimento Sem Terra (MST) promoveu entre os dias 14 e 17 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, o seu 22º Encontro Estadual na Bahia. Com mais de 3 mil participantes, o evento contou com palestras e atividades culturais. O deputado Emiliano José (PT-BA) fez apresentação sobre o tema “Conjuntura política e agrária”, junto com João Paulo, da direção nacional do MST. O deputado lembrou que havia a tentativa da direita política de eliminar o MST, segundo ele “um dos movimentos mais importantes do País, que luta pela democratização da terra”.
Para Emiliano, os movimentos sociais são essenciais à vida democrática. “No caso do MST é a luta pela terra, pela habitação, pela melhoria na área rural. Sou parte da luta do MST. Estou ao lado das suas reivindicações”, salientou.
O evento contou também com a participação do governador da Bahia, Jaques Wagner, do ex-governador Waldir Pires, do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Valmir Assunção, do secretário de Agricultura, Roberto Muniz, além de outros integrantes do governo e lideranças do MST.
O encontro discutiu ainda temas como o cenário político na América Latina, a reforma agrária no Brasil e os avanços e desafios do MST na atualidade. O objetivo do evento foi realizar um balanço das ações empreendidas pelo movimento durante 2009 e os resultados obtidos.
Assessoria Parlamentar