Emiliano: mídia brasileira se transformou em “partido político”

O deputado Emiliano José (PT-BA) denunciou nesta quarta-feira (26) setores dos meios de comunicação que falseiam e manipulam a realidade, atuando, na prática, em partidos, embora não assumam tal posição. Segundo ele, além da baixaria de costumes, há uma verdadeira baixaria funcional com a pretensão tanto de controlar como influenciar o comportamento da população. O parlamentar ressaltou que os interesses da sociedade em geral são opostos aos dos donos dos oligopólios da comunicação. “A baixaria é muito ampla na mídia brasileira e vai além de programas de fácil apelo popular. Tem enfoque partidarizado e lado claramente estabelecido”, argumentou.

A denúncia do parlamentar foi feita durante a divulgação do 16º Ranking da Baixaria na TV elaborado pela campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Segundo Emiliano, o fenômeno da partidarização da mídia ocorre há décadas e coincide com mandatos de governos de caráter popular como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart e agora Lula. “Hoje não se observam mais os manuais de redação que preconizam ouvir todas as partes envolvidas numa mesma matéria”, alertou Emiliano que é jornalista e professor universitário aposentado de comunicação.

Lista de baixaria – A lista de veículos e programas de TV que veiculam baixarias foi divulgada nesta terça-feira e inclui os programas Jogo Aberto (TV Bandeirantes), Pânico na TV (Rede TV!), Superpop (Rede TV!), Na Mira (TV Aratu/Salvador/SBT) e Se Liga Bocão (TV Itapoan/Salvador/ Record), entre outros. Desde outubro do ano passado até hoje, foram recebidas 874 novas denúncias de telespectadores através do site da campanha (www.eticanatv.org.br) e do Disque Câmara (0800 619 619). Desde novembro de 2002, quando iniciou suas atividades, a comissão de direitos humanos registrou mais de 35 mil denúncias.

Paulo Paiva

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também