Em manifesto, 2 mil brasileiras e ex-ministras de Dilma reafirmam: foi golpe!

Ao contrário da mídia, Dilma expôs com coragem as consequências de seu impeachment fraudulento: "O golpe vai atingir indistintamente qualquer organização política progressista e democrática" (Foto: Ricardo Stuckert)

Documento organizado pela ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, rebate Temer mídia corporativa e relembra trama que levou ao impeachment fraudulento da ex-presidenta;

Mais de duas mil brasileiras, entre elas, ex-ministras de Dilma Rousseff, artistas, intelectuais e lideranças políticas, assinaram um manifesto para reafirmar que a ex-presidenta sofreu um golpe há pouco mais de seis anos. O documento, organizado pela ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, relembra a trajetória de acontecimentos e os atores que forjaram o impeachment fraudulento contra Dilma, para rebater Michel Temer, o usurpador, e boa parte da mídia corporativa e sua narrativa de que não houve uma ruptura institucional.

O manifesto aponta ainda para as trágicas consequências advindas do golpe para o país e a população. “Esse golpe fundamentou-se em ideário expresso nas reformas liberalizantes que se seguiram as quais, sem entregar o prometido, impactaram negativamente as instituições públicas, os direitos sociais arduamente conquistados, o mundo do trabalho, a classe trabalhadora, a vida das mulheres, sobretudo das negras, a sociedade brasileira, aprofundando as históricas desigualdades sociais que vinham sendo superadas por medidas e políticas públicas adequadas que os governos do PT buscavam constituir”, destaca o texto do manifesto.

LEIA MAIS: Focus Brasil: A conspiração bolsonarista contra o Brasil

A carta lembra também o histórico e profético discurso de Dilma no dia quem foi afastada, quando olhou para cada um de seus algozes e escancarou os riscos de sua saída ao país: “… O golpe não foi cometido apenas contra mim e contra o meu partido. Isto foi apenas o começo. O golpe vai atingir indistintamente qualquer organização política progressista e democrática”, apontou, antes de vaticinar: “Nós voltaremos”.

Leia abaixo a íntegra do documento.

Mulheres reafirmam: houve golpe contra a Presidenta Dilma Rousseff

Há seis anos, um golpe urdido por forças externas e internas a este Brasil de resilientes heranças patriarcais e escravocratas, sem qualquer crime cometido e, muito menos, comprovado, o Senado Federal aprovou o chamado “impeachment” da primeira mulher eleita e reeleita presidenta do país, Dilma Rousseff. Golpe institucional que, apoiado por forças econômicas e políticas, pela mídia oficial e por certas elites “semi-ilustradas” que difundem a ideia de que o processo de globalização e suas consequências são inexoráveis, envolveu o Parlamento e o próprio Sistema de Justiça, sendo marco fundamental para a retomada do processo liberalizante que vinha sendo resistido, propiciando que interesses privados passassem a subjugar o sentido do público. Esse golpe fundamentou-se em ideário expresso nas reformas liberalizantes que se seguiram as quais, sem entregar o prometido, impactaram negativamente as instituições públicas, os direitos sociais arduamente conquistados, o mundo do trabalho, a classe trabalhadora, a vida das mulheres, sobretudo das negras, a sociedade brasileira, aprofundando as históricas desigualdades sociais que vinham sendo superadas por medidas e políticas públicas adequadas que os governos do PT buscavam constituir.

Os dados econômicos e do mundo do trabalho evidenciam a correção de sua profecia. O ataque aos movimentos sociais e sindicais, aos direitos constitucionais e trabalhistas, à vida digna, à aposentadoria, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao desenvolvimento sustentável, ao meio ambiente, às liberdades de credo, às relações sociais em suas múltiplas expressões, às subjetividades, às mulheres, aos negros e negras, aos povos originários, à comunidade LGBT Qi+, foi de tal ordem que a população reagiu e a profecia se concretizou: Voltamos.

E justo quando, pela via do processo eleitoral democrático, a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva foi consagrada, possibilitando que se retome a caminhada interrompida rumo a uma sociedade justa e igualitária, com direitos e garantias amplamente assegurados, com um Estado que recupere seu papel  de coordenador e construtor de políticas públicas integradoras, é que, pasmem, um dos grandes artífices do golpe, o então vice-presidente Michel Temer, acompanhado por vozes ressentidas, equivocadas ou, mesmo, golpistas, vem a público dizer: não foi golpe .

Diante disso, nós mulheres, que constituímos a maioria da população do país, destacando estarem vivas nesse golpe nossas heranças patriarcais e a misoginia , cá estamos para, em uníssono, bradar: foi golpe , um golpe institucional/ parlamentar, misógino, de graves proporções e que se  expressou nas reformas que se seguiram, entre elas; a Emenda 95 que congelou o teto do gasto público por vinte anos; a reforma trabalhista de 2017 que, contrariamente ao prometido, aprofundou as históricas assimetrias de um mercado de trabalho constituído sob o signo da exclusão; a da Previdência, restringindo o acesso à aposentadoria; a destruição dos programas de moradia e dos programas para as mulheres; o corte das políticas à saúde e a redução de recursos ao SUS, entre outras atrocidades. E, reproduzindo o discurso da Presidenta Dilma, reafirmamos: Voltamos e  voltamos para afirmar às gerações futuras que “Nada nos fará recuar.”

São Paulo, 29 de janeiro de 2023

Da Redação da Agência PT

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também