Ebserh assume totalmente gestão do Hospital da Chesf

jorge solla gustavo

Após mais de 12 anos de impasse, enfim, o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso, sairá do controle da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e será assumido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A solenidade que finaliza a transferência será realizada nesta quarta-feira (26) em Brasília.

O novo modelo de gestão – que permitiu a permanência da unidade sob gestão federal – foi viabilizado após a criação do curso de medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Transformado em hospital de ensino, o Nair Alves de Souza pôde ser transferido à Ebserh – órgão ligado ao Ministério da Educação que foi criado em 2011 para gerir os hospitais de ensino.

“É um processo que estamos trabalhando desde 2003, quando eu estava na Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde e não conseguimos investir na melhoria do hospital por se tratar de hospital de pessoa jurídica privada. Desde então, várias possibilidades de transferência foram colocadas, mas não prosperaram porque havia o sentimento de manter a unidade sob gestão federal. Conseguimos isso e, melhor, junto com uma universidade federal de medicina”, destacou o deputado Jorge Solla (PT-BA).

Quando foi secretário de Saúde do Estado da Bahia, Solla conduziu as articulações para a criação do curso de medicina e a transferência de gestão do hospital para a Ebserh, negociação que ele concluiu já como deputado.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também