Documento sintetiza novo Brasil com mais desenvolvimento e menos desigualdade

SITTE

Foto: Salu Parente

Crescimento econômico com inclusão social; taxas crescentes de emprego e renda; elevação do acesso à educação, ao saneamento e à moradia; redução das taxas de mortalidade infantil e materna; aumento da expectativa de vida dos brasileiros; diminuição da extrema pobreza a patamares próximos de sua superação; e crescimento do acesso a bens e serviços. Essas e outras conclusões – reveladas por meio de gráficos e números – foram detalhadas nesta terça-feira (27) à Bancada do PT na Câmara pela chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Esther Dweck.

Durante reunião dos deputados petistas, ela destacou as principais conclusões da segunda edição do relatório “Indicadores de Desenvolvimento Brasileiro”, que traça um diagnóstico da evolução positiva do panorama social do País entre 2001 e 2012. O documento revela que esses resultados, ao invés de obra do acaso, são fruto da combinação de um tripé de decisões no campo da política social, da política econômica e da política de investimento em infraestrutura.

“A síntese de tudo isso está no gráfico que mostra a realidade de crescer distribuindo renda. Isso aconteceu em poucos momentos no Brasil, em que se tem o crescimento da renda per capita combinado com a redução da desigualdade de renda. E não foi só a desigualdade de renda que diminuiu, as desigualdades regionais também diminuíram nos últimos anos”, explicou Esther Dweck.

O documento mostra que, ao mesmo tempo em que o PIB per capita real brasileiro aumentou 29%, o Coeficiente de Gini, que mede o nível de desigualdade em uma escala de zero a um, diminuiu no mesmo período de 0,553 para 0,500 (quanto mais próximo de um mais desigual é a distribuição de renda de um país). Os dados mostram que a renda domiciliar cresceu, desde 2004, a uma taxa média de 4,4%, passando de R$ 723 para R$ 1.063 em 2012.

“Os números apresentados, que têm base científica, portanto, são inquestionáveis, demonstram o quanto nos desenvolvemos do ponto de vista do bem-estar humano. Os dados revelam a política de estabilidade econômica e distribuição de renda, o que propiciou colher os melhores frutos. Vamos ficar quietos por isso? Não, pois queremos mais ainda. Por isso, o nosso governo, que tem uma meta muito bem definida para este País, promoverá um resultado ainda melhor”, avaliou o líder da Bancada do PT, deputado Vicentinho (SP).

Todo o documento com os indicadores, segundo a assessora Esther Dweck, estará brevemente disponível para consulta no site do Ministério do Planejamento.

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também