Dilma mostra respeito ao Congresso e protagonismo político, avalia Sibá

dilma congresso salu

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), elogiou a decisão da presidenta Dilma Rousseff de comparecer ao Congresso Nacional para discursar na abertura dos trabalhos do Legislativo em 2016. Para ele, o comparecimento, “por si só, evidencia o protagonismo da presidenta para a superação da crise política e econômica. Ela acenou para o diálogo e mostrou respeito ao Congresso Nacional, com a apresentação de uma agenda de interesse nacional, a ser concretizada com a participação do Parlamento brasileiro”.

Na avaliação do líder, a mensagem lida pela presidenta enfatiza a importância do diálogo para a aprovação de medidas essenciais à retomada do crescimento econômico em bases sustentáveis, mantendo-se o modelo que tem como objetivo central o combate às desigualdades sociais e regionais.

“Dilma mostrou a necessidade de se concluir o ajuste fiscal, aprofundar a reforma tributária e discutir temas essenciais, como a reforma previdenciária, mas com a manutenção de direitos, assegurando as conquistas dos trabalhadores”, observou Sibá.

Para Sibá, a presença da presidenta no Congresso sepultou de vez a questão do impeachment e deixou claro seu papel na condução do processo relacionado aos ajustes necessários à retomada do crescimento econômico. Ele destacou a defesa feita por Dilma de uma agenda fiscal de curto e longo prazo, bem como o seu pedido para o Congresso Nacional aprovar medidas como a recriação temporária da CPMF, a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU).

Para o deputado Afonso Florence (BA), um dos vice-líderes da Bancada, a proposta de sair do ajuste fiscal para a reforma fiscal, sem perda de direitos, tem importância política estratégica. Um dos pontos é a perspectiva de taxação das camadas mais ricas da sociedade, apontou Florence. “A reforma tributária, como defende o Partido dos Trabalhadores, é um dos eixos para retomarmos os investimentos, com a geração de mais empregos e renda”, argumentou o parlamentar baiano.

Sobre a reforma da previdência, Florence observou que a questão já vem sendo debatida no Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e Previdência Social, formado por trabalhadores, empresários, governo e Congresso. Para o parlamentar, o importante é tratar do tema de forma aberta e democrática, na perspectiva dada pela presidenta de Dilma, de não mexer em direitos já conquistados pelos trabalhadores, mas garantir uma sustentabilidade para o sistema previdenciário.

PT na Câmara

Foto: Salu parente / PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também