Fraternidade, Saúde e Paz. Com esse lema dezenas de autoridades, convidados e praticantes da milenar arte que trabalha corpo e mente, comemoraram nesta sexta-feira (11) o Dia Mundial do Tai Chi Chuan. A sessão solene foi proposta pela deputada Erika Kokay (PT-DF).
“O Tai Chi Chuan traz inegáveis benefícios físicos e mentais para os milhares de brasileiros que o praticam”, destacou a deputada. Segundo ela, até Organização Mundial de Saúde já considerou que a prática é “saudável para o corpo”. O Tai Chi começou no Brasil na década de 1960.
Na homenagem, que contou com a presença do pioneiro da arte em Brasília, mestre Woo, Erika Kokay destacou o esforço que vem sendo realizado pelo Governo do Distrito Federal para popularizar a prática. “Por meio da Secretaria de Saúde, vários centros de saúde oferecem o Tai Chi Chuan. Além dos diversos grupos e mestres que também popularizam a prática em todo o DF”, explicou.
A sessão contou com várias apresentações da arte, e contou com a presença de autoridades como os embaixadores da China, do Timor Leste, além de representantes das Organizações Mundial e Panamericana de Saúde.
História– O Tai Chi Chuan surgiu na China no século XVII, como uma arte marcial. Mas com o passar do tempo o Tai Chi Chuan evoluiu e se tornou uma prática física e mental, que herdou milênios de cultura e pesquisa empírica sobre movimento corporal, saúde, circulação de energia e meditação.
Héber Carvalho
Ouça a Deputada Erika Kokay na Rádio PT