Dezembro Vermelho: Erika destaca avanços no enfrentamento à Aids

erika aids gustavoA deputada Erika Kokay (PT-DF) ocupou a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (1º), para saudar o Dia Mundial de Enfrentamento à Aids, celebrado a cada 1º de dezembro. A parlamentar é coautora do projeto de lei (PL 592/2015) – já aprovado na Comissão de Seguridade Social – que estabelece o Dezembro Vermelho, mês de mobilização pelo enfrentamento à Aids.

Em seu discurso, Erika destacou o substancial aumento na capacidade de diagnóstico da doença pelo Estado brasileiro, além da eminência de o país eliminar a transmissão vertical da Aids, que ocorre quando as mães transmitem o vírus para os seus bebês.

O Ministério da Saúde estima que existam aproximadamente 781 mil pessoas vivendo com HIV no Brasil, das quais 83% foram diagnosticadas e 405 mil estão em tratamento. Dados divulgados hoje pelo ministério informam que, de 2013 a 2014, a taxa de detecção de novos casos de Aids caiu 5,5%, sendo a maior redução dos últimos 12 anos. A mortalidade por aids teve queda de quase 11% desde 2003.

“O Dezembro Vermelho é o vermelho da solidariedade, da prevenção, da dedicação do conjunto da sociedade ao enfrentamento da HIV/Aids”, afirmou Erika.

“É preciso que, a partir dos perfis e mapas epidemiológicos que o governo dispõe, possamos atuar na prevenção. Estamos vendo que há um crescimento grande das pessoas que estão infectadas com o vírus HIV entre homens que fazem sexo com homens, no segmento jovem. Então, precisamos fazer campanha direcionada a esse segmento da população para que possamos enfrentar o HIV-Aids”, argumentou a deputada.

Seminário – Uma das coordenadoras da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento as DST/HIV/Aids da Câmara, a deputada Erika também participou da organização e realização de dois eventos hoje para marcar o Dia de Enfrentamento: a distribuição de laços vermelhos – símbolo da mobilização contra o HIV/Aids – a parlamentares, servidores e visitantes, durante a tarde no Hall da Taquigrafia, e o Seminário sobre a Incidência da Aids entre Jovens e Mulheres, durante toda a manhã no auditório Freitas Nobre.

“Marcar o dia de enfrentamento à Aids e fazer uma discussão sobre as campanhas, estratégias de prevenção e perfil epidemiológico dos jovens e mulheres infectados pelo HIV é um dos focos desse seminário”, explicou a deputada. “A incidência da infecção entre os jovens tem crescido muito, assim como a feminização da Aids. Então, é necessário que se converse sobre isso”, disse a parlamentar.

O deputado Odorico Monteiro (PT-CE) também participou do seminário.

Assessoria Parlamentar com Agência de Notícias da Aids
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também