Deputados do PT debatem plebiscito e reforma política com OAB e MCCE

reuniao oab gustavo 09-07-13
Uma comissão de parlamentares da bancada do PT recebeu nesta terça-feira (9) representantes da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). As entidades debateram com os parlamentares propostas de iniciativa popular para a reforma política e a realização de um plebiscito como instrumento de consulta da vontade da população.

O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), observou que há muita unidade nas teses em debate pela bancada, citou que a OAB e o MCCE estão com projeto de iniciativa popular que precisa ser fortalecido, da mesma forma que a ideia do plebiscito. “A nossa estratégia é dialogar muito com as entidades da sociedade civil na busca da reforma política”, afirmou.

A deputada Iriny Lopes (PT-ES) considerou a reunião extremamente promissora. “Pudemos identificar um conjunto de convergências na proposta de reforma política que está sendo trabalhada pelas entidades”, destacou.

Na avaliação do secretário geral da OAB, Cláudio Pereira de Souza Neto, a reunião com os parlamentares gera uma boa expectativa. “Temos conversado com deputados, com senadores e a proposta apresentada pela OAB tem sido bem recebida na medida em que ela simplifica, barateia e torna o processo político mais transparente”, observou.

O MCCE é uma organização da sociedade civil que integra 51 entidades nacionais de diversos segmentos. A entidade foi responsável pela mobilização da sociedade brasileira em favor da aprovação das duas únicas leis de iniciativa popular anticorrupção no Brasil: a Lei contra a compra de votos (Lei nº 9.840/99) e a Lei da Ficha Limpa (PLP 135/10).

Também participaram da reunião os deputados Ricardo Berzoini (PT-SP), Ilário Marques (PT-CE), Henrique Fontana (PT-RS) e Nelson Pellegrino (PT-BA).

Leia mais: Reforma política, com plebiscito já!

 Jonas Tolocka
Foto: Gustavo Bezerra / PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também