Deputados do PT comemoram “vitória da educação” com ampliação de recursos no PNE

VanhoniNLimaFatimaWaldenorContinua repercutindo junto à bancada do PT na Câmara a aprovação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, nos próximos dez anos. Por intervenção da bancada foi construído, na última terça-feira (26), um acordo com os partidos da base aliada e da oposição, que garantiu mais investimentos para o setor. O destaque do PDT ao parecer do relator do Plano Nacional de Educação (PNE), Ângelo Vanhoni (PT-PR) foi aprovado por unanimidade na Comissão Especial da Câmara que analisou a matéria (PL 8035/10).  O destaque propôs a adoção de 7% do PIB até o quinto ano do Plano Nacional de Educação e de 10% até o fim da vigência do PNE. A proposta segue para o Senado Federal.
 
Na avaliação do presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Newton Lima (PT-SP), o país vive um “momento histórico” com a aprovação dos 10% do PIB para a educação brasileira. “O fato de termos aperfeiçoado o texto encaminhado pelo Executivo e conseguido avançar de maneira significativa, particularmente, na educação integral, na valorização dos professores e na meta de financiamento com 10% do PIB para a educação é digno de comemoração. Temos certeza absoluta que o Senado Federal deverá ratificar as nossas decisões, que devem influenciar no debate das eleições municipais e o PNE ser sancionado pela presidenta Dilma”, afirmou o petista.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação, Cultura e Desporto do PT no Congresso Nacional, deputada Fátima Bezerra (PT-RN)  a aprovação dos 10% do PIB para a educação demonstra a “fidelidade” do partido com a proposta aprovada em seu congresso nacional e as deliberações da Conferência Nacional da Educação convocada pelos governos Lula e Dilma.

“O relatório de Vanhoni resgata a imensa dívida do Estado brasileiro com parcelas da população excluídas do acesso à educação. Com os 10% do PIB podemos avançar no combate ao analfabetismo e na melhoria salarial do professor;  assegurar, no mínimo, 50% de nossas crianças de 0 a 3 anos nas creches; universalizar o atendimento escolar da pré-escola até o ensino médio; triplicar as vagas na educação profissional e garantir que ao longo de 10 anos do PNE, 33% dos nossos jovens de 19 a 24 anos tenham o direito ao curso superior”, disse.

Para o presidente da Comissão Especial que analisa a Lei de Responsabilidade Educacional (PL 247/07), deputado Waldenor Pereira (PT-BA), a aprovação dos 10% do PIB no Plano Nacional de Educação é uma vitória da Comissão Especial que analisou a matéria, do relator Ângelo Vanhoni, dos integrantes do colegiado e de todo o país. “Prevaleceu o desejo, a vontade e o sentimento suprapartidário de investir ainda mais na educação brasileira”, avaliou Waldenor Pereira.

Ivana Figueiredo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo