Deputados do PT citam momento histórico com garantia de direitos para domésticas

pecdomesticassenado
Foto: Salu Parente
Repercutiu positivamente junto a parlamentares da  bancada do PT na Câmara, da tribuna, a promulgação, na noite de terça-feira (2), da emenda constitucional que assegura direitos aos empregados domésticos. O deputado Amauri  Teixeira (PT-BA) parabenizou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), relatora da PEC e também Creusa, Presidente da Federação dos Trabalhadores Domésticos,” por essa conquista histórica”. 
 
O deputado Bohn  Gass (PT-RS) lembrou que a PEC das Domésticas tem sofrido resistência de setores. “infelizmente, eu tenho ouvido muitas pessoas dizerem que não pode haver a aprovação dessa lei, negando um direito elementar dessas pessoas: a sua profissionalização”. Para o deputado, ao não reconhecer o direito desses trabalhadores, “ estamos dando a ideia de uma certa sociedade ainda servil, onde um patrão pode ter alguém sem pagar um direito. E nós queremos superar isso, porque a cidadania já o superou”. 
 
Para o deputado Fernando  Ferro (PT-PE) “estamos superando um período perverso das nossas relações sociais. E é visível, na manifestação de alguns meios de comunicação, o preconceito contra a PEC das Domésticas. Alguns falam de aumento de gastos, como se elas tivessem que continuar recebendo salários com condições de trabalho inferiores de outros trabalhadores”, disse. “Portanto, neste momento, temos que comemorar, celebrar e parabenizar aqui essa conquista”.
 
O deputado Geraldo Simões (PT-BA) também parabenizou todos os trabalhadores e as trabalhadoras do serviço doméstico. “É uma categoria formada por 7 milhões de brasileiros e brasileiras. Temos de registrar que, infelizmente, nessa relação de contrato, ainda havia contratos com vícios do período da escravidão”, disse. Para o deputado Luiz  Alberto (PT-BA)  esta é “uma segunda abolição da escravidão no Brasil, conforme têm dito as lideranças dessas trabalhadoras”.
 
Equipe PT na Câmara
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também