Deputados debatem modelos de assistência técnica e de crédito para cooperativas

JoaoDaniel Siba Patrus

Os deputados João Daniel (PT-SE) e Sibá Machado (PT-AC) estiveram reunidos com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, debatendo experiências de projetos já realizados no Acre na área de produção e indústria e discutindo a implantação de modelos de assistência técnica e créditos para cooperativas.

No início do mês, João Daniel integrou a comitiva que foi àquele Estado conhecer a experiência da organização de empresas com cooperativas de agricultores familiares e assentados, em parcerias público-privadas comunitárias.

“Fomos conhecer a experiência da organização de empresas com organizações de cooperativas de agricultores familiares e assentados.

Empresas que funcionam somente com assentados e agricultores, outras que funcionam com agricultores familiares, assentados, com o estado do Acre e empresários privados, a chamada parceria público-privada comunitária”, relatou o deputado.

Durante as visitas aos projetos já em execução, o grupo conheceu um dos mais modernos do mundo na área de produção e industrialização de peixe. “Conhecemos do laboratório que produz os alevinos, a criação de peixe e a indústria de beneficiamento, com contratos de mercados nacionais e internacionais. Uma indústria moderna, com investimentos do governo federal, com participação da iniciativa privada, dos agricultores familiares, dos assentados e do governo do Estado do Acre”, revelou o deputado.

Além da cadeia produtiva do peixe, o grupo também visitou experiências de pequenos agricultores que cultivam peixe que estão conseguindo uma excelente renda com a piscicultura. “Além do peixe, conhecemos a produção e indústria da castanha do Acre e a indústria de carne, tanto de aves quanto suínos, onde, no caso de suínos, há um dos mais modernos frigoríficos do Brasil, com parceria também da agricultura familiar, do Estado e dos assentamentos, com alta produção e alta tecnologia e uma excelente experiência”, informou João Daniel.

“O objetivo central da nossa visita e, no retorno, com a audiência com o ministro Patrus Ananias, é discutir a implantação de modelos de assistência técnica e de crédito para as cooperativas. A importância de as cooperativas terem linhas de produção com técnicos especializados e contratados, como é feito nessa experiência bem sucedida hoje no Acre, com apoio do governo do Estado e créditos que possam financiar a produção para viabilizar os empreendimentos industriais e também o custeio da produção da agricultura familiar”, ressaltou o parlamentar.

Segundo João Daniel, o ministro do Desenvolvimento Agrário e sua equipe em Brasília ficaram muito satisfeitos com a proposta e agendaram ida ao Acre. O deputado informou ainda que está articulando conversa com o governador Jackson Barreto para discutir esse projeto para agricultores familiares e assentados de Sergipe.

“Lá também tivemos oportunidade de conhecer leis que foram criadas pela Assembleia Legislativa do Acre para possibilitar os arranjos produtivos e a participação do Estado. É um modelo novo, vitorioso que hoje serve de exemplo, com repercussão internacional”, destacou.

Assessoria Parlamentar
Foto: Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também