Cúpula dos Povos pode contribuir para o sucesso da Rio+20, afirma Leonardo Monteiro

cupuladospovos150612Começou nesta sexta-feira (15) no Rio de Janeiro a Cúpula dos Povos. O evento, que conta com a participação de 200 entidades da sociedade civil, acontece de forma paralela à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Cerca de 15 mil participantes, brasileiros e estrangeiros, devem participar do encontro até o dia 23 de junho, em mais de 600 eventos nas 50 tendas espalhadas pelo Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade.

Para o vice-presidente da Subcomissão de Acompanhamento da Rio+20 da Câmara, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), esse evento tem muito a contribuir para o sucesso da Cúpula. “Essas entidades que, entre outros, representam catadores de material reciclável, pequenos agricultores e ambientalistas, conhecem na prática os problemas ambientais e aplicam soluções criativas para resolvê-los. Se absorvido, esses conhecimentos podem contribuir para a preservação do meio ambiente”, defende.

Com o tema Na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, A Cúpula dos Povos promove nos próximos dias debates, assembleias, shows e manifestações. Experiências bem-sucedidas nas áreas de agroecologia e energia renovável também serão apresentadas em minicursos durante o evento. O público esperado é quase o dobro do que compareceu à Cúpula dos Povos em 1992, durante a Rio-92.

Entre os temas a serem debatidos durante o encontro estão o desenvolvimento sustentável, o conceito de economia verde, e assuntos relativos a florestas, oceanos, responsabilidade e inclusão social e mudanças climáticas. A crise econômica global e seus reflexos sobre o G-20, e os conflitos socioambientais nos Estados Unidos e na Europa, também devem ser discutidos.

No último dia do evento será realizada uma assembleia com todos os participantes quando será feito um balanço das atividades e das ações desde a Cúpula da Terra, realizada há 20 anos na Rio92. Uma agenda de lutas e campanhas ambientais também deve ser traçada para os próximos anos.

Agenda– No dia 21 (quinta), na Cúpula dos Povos, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso, deputado Márcio Macêdo (PT-SE) debatem “A crise do capitalismo e a construção de um modelo de desenvolvimento justo e sustentável”. O evento acontece de 9 as 12h, na Tenda Milton Santos.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo