Cúpula das Américas: Para Dilma, educação é indispensável para acabar com desigualdade

DilmaCupulaPanama
Foto: Blog do Planalto
 
No segundo dia de atividades da 7ª Cúpula das Américas, iniciada na última sexta-feira (10), no Panamá, a presidenta Dilma Rousseff discursou para 31 chefes de Estado no ultimo sábado (11). Dilma afirmou que os investimentos em educação em todos os níveis são a principal ferramenta das nações para a inclusão social e o combate à pobreza.
 
“Uma educação inclusiva e de qualidade, em todos os níveis, é indispensável para romper o ciclo de reprodução da desigualdade; para gerar oportunidades e inovação; para democratizar o acesso e a produção do conhecimento, como aponta a Agenda Educativa Interamericana”, afirmou Dilma Rousseff na plenária da Cúpula das Américas.
 
Para a presidenta, o combate à desigualdade em todas as suas manifestações é o maior desafio das Américas neste início de século.
 
Dilma também ressaltou que a luta contra a desigualdade também depende de uma efetiva cooperação econômica entre os países. “Esse combate deve estimular uma verdadeira cultura e prática da integração. A integração comercial e de cadeias produtivas é um dos mecanismos capazes de assegurar que em todos os momentos e, em especial diante de problemas ou crises, possamos sustentar o desenvolvimento”, disse a presidenta.
 
“Prosperidade com Equidade: o desafio de cooperação nas Américas”
Dilma Rousseff  reiterou a importância do tema da Cúpula das Américas na construção de um futuro melhor para as nações que integram o continente. “A prosperidade, a equidade e a cooperação são valores muito caros a todos nós e, ao Brasil. Refletem o espírito que deve presidir essa nova etapa das relações hemisféricas”, declarou.
 
A presidenta fez um balanço dos avanços e conquistas sociais da América Latina e do Caribe na última década e observou que o Brasil venceu um dos maiores desafios das nações latino-americanas, a erradicação da fome.
 
“A América Latina e o Caribe têm agora menos pobreza, menos fome, menos mortalidade infantil e materna, menos analfabetismo. Aumentamos a expectativa de vida, o Índice de Desenvolvimento Humano e o PIB per capita”, destacou a presidenta. “Em meu país, erradicamos a fome, objetivo que parecia inatingível”.
 
Fim do embargo e sanções contra Venezuela
Dilma Rousseff também destacou a importância histórica do restabelecimento entre as relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos e o papel do Papa Francisco na aproximação entre os dois países. “Celebramos, aqui e agora, a iniciativa corajosa dos presidentes Raúl Castro e Barack Obama de restabelecer relações entre Cuba e Estados Unidos, pondo fim a este último vestígio da Guerra Fria na região”.
 
Segundo a presidenta, os dois presidentes deram uma “prova do quanto se pode avançar quando aceitamos os ensinamentos da história, deixando de lado preconceitos e nocivos antagonismos”. 
 
Para ela, não há dúvida de que novos e importantes passos serão dados na esteira do fim do embargo que vitimou o povo cubano por cinco décadas. “Aí, sim, continuaremos construindo as linhas que pautarão nosso futuro e estaremos sendo contemporâneos de nosso presente”, disse a presidenta.
 
Dilma também condenou a adoção de sanções contra a Venezuela. De acordo com a presidenta, medidas unilaterais e políticas de isolamento são contraproducentes e ineficazes. “O atual quadro nesse país irmão pede moderação e aproximação de posições de todas as partes”, refletiu.
 
“É com esse propósito que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) trabalha para acompanhar e apoiar o diálogo político entre o governo e a oposição na Venezuela, buscando contribuir para o pleno respeito, por todos, ao Estado democrático de Direito e à Constituição do país”.
 
Defesa da mulher
Dilma abordou ainda temas como segurança, migrações, mudanças climáticas, combate ao tráfico de drogas, violência e discriminação de minorias. “Temos de buscar uma cooperação que privilegie um enfoque abrangente e atente para as diversas causas e consequências da violência, conferindo especial atenção aos grupos mais vulneráveis – as mulheres, os jovens, especialmente os negros, os povos originários, e as pessoas discriminadas por sua orientação sexual e identidade de gênero”.
 
Com informações do Portal Brasil

 

Íntegra – Discurso da presidenta Dilma na 1ª Sessão Plenária da 7ª Cúpula das Américas

 
 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também