CPI da Petrobras é mais uma fake news administrativa e eleitoreira do governo Bolsonaro

Foto: Agência Brasil

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara criticaram duramente a nova “cortina de fumaça” criada pela base governista para desviar a verdadeira causa dos aumentos sucessivos e exorbitantes do preço dos combustíveis: a criação de uma CPI da Petrobras para investigar os preços da estatal. Na avaliação do deputado Henrique Fontana (PT-RS), não é inventando uma “CPI de pirotecnia, não é sugerindo uma cortina de fumaça, sugerindo algo para tentar iludir a opinião pública que se resolve a questão do preço dos combustíveis no Brasil”.

Fontana alertou ainda que a CPI, além de ser uma fachada, uma cortina de fumaça, ela tem o objetivo de gerar tumulto em torno da Petrobras, porque querem abrir caminho para a venda da empresa. “Nós não permitiremos isso! O povo brasileiro sabe que o caminho para abaixar o preço dos combustíveis é sair dessa política de dolarização dos preços”, afirmou.

Mais uma mentira

Na avaliação do deputado Frei Anastácio (PT-PB), a CPI da Petrobras anunciada pela base bolsonarista é mais uma mentira do Governo. “É uma distração, uma forma que o presidente se utiliza, em vão, para tentar se livrar da culpa dos constantes aumentos nos preços dos combustíveis”. Segundo o deputado, para resolver o “assalto” no bolso do povo, é preciso mudar a política de preços da Petrobras, e não realizar CPI. “Todo brasileiro sensato sabe disso. A CPI é uma falácia, é mais uma fake news administrativa e eleitoreira do governo”, enfatizou.

Para Frei Anastácio, Bolsonaro quer desviar a atenção do desastre da fome, da miséria, da inflação, da carestia e da fila do osso. “Quem é que quer esconder os desempregados e subempregados, as famílias nas ruas, mais de 33 milhões passando fome e mais da metade da Nação em insegurança alimentar?”, indagou. Ele lembrou ainda que na Câmara existem mais de 40 pedidos para investigar os desmandos do governo Bolsonaro. “Isso sim, tem fundamento”, afirmou.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) disse que espera que seja apenas um boato, uma mentira, a intenção do governo em instalar na Câmara, com a ajuda do presidente da Casa, Arthur Lira, uma CPI “para desmoralizar a Petrobras e fazer a privatização da principal empresa petrolífera da América Latina”.

Ele indagou se precisamos realmente de uma CPI para investigar a Petrobras. “Ou nós precisamos da abertura de um pedido de impeachment? Está cheio de pedidos de impeachment na mesa do presidente, há uma pilha. Ele poderia ter sacado qualquer um deles, porque houve muitos crimes. É disso que o Brasil está precisando, é disso que precisou durante todo esse tempo. Privatizar uma empresa como a Petrobras seria um crime”, afirmou.

Crime de lesa-pátria

O deputado Helder Salomão (PT-SP) criticou a insistência do governo na privatização da Petrobras. “A tentativa de privatizar a estatal, a entrega da Petrobras aos acionistas, que só querem ganhar dinheiro à custa do nosso povo é um crime de lesa-pátria. A Petrobras é do povo brasileiro, não é do presidente da República e sua turma. Se hoje o governo não consegue controlar o preço dos combustíveis, do gás de cozinha e dos alimentos, imaginem se essa empresa for privatizada. Imaginem se a estatal for entregue àqueles que não têm nenhuma sensibilidade para com as pessoas e só se preocupam com o lucro”, criticou, ao citar que agora o governo diz que quer criar uma CPI.

“Em dobradinha com o presidente desta Casa, querem criar a CPI da Petrobras. Isso é cortina de fumaça. Essa é a demonstração de que esse governo está totalmente desesperado, porque se aproxima o período eleitoral e ele não consegue dar nenhuma resposta para gerar emprego, combater a fome e a desigualdade e controlar o preço dos alimentos, do gás de cozinha e dos combustíveis”, denunciou.

Teatro no momento eleitoral

Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), o pedido de CPI da Petrobras é mais um teatro no momento eleitoral, “porque todos nós sabemos que nenhuma CPI que seja aberta neste momento vai dar conta que tenhamos um resultado antes do momento eleitoral”. Ela disse que será alimentada uma discussão totalmente desnecessária, quando se deveriam controlar os preços. “O que se deveria fazer era controlar os preços, dar à Petrobras, com os seus lucros em que só ganham os acionistas, a responsabilidade de elaborar um plano, fazer um planejamento para que ela cobre preços justos, aí sim, como tivemos nos governos de Lula e de Dilma. E não me venham dizer que os preços não eram justos!”, frisou.

Benedita criticou ainda a mudança do presidente da Petrobras, anunciado nesta segunda-feira. Ele lembrou que quem escolheu o presidente da estatal foi Bolsonaro. “Isso é um teatro, muda presidente, tira presidente, muda presidente, e agora eles estão querendo uma CPI! Para quê essa CPI? É mais um teatro no momento eleitoral”, reiterou.

Privatização

Os deputados Bohn Gass (PT-RS), Marcon (PT-RS) e Waldenor Pereira (PT-BA) também criticaram a possível CPI da Petrobras. “Bolsonaro apresenta agora a ideia da CPI exatamente para piorar a situação, porque ele quer criar uma péssima imagem da empresa, que é, na verdade, um agente de desenvolvimento do nosso País, que pode fazer políticas sociais, que pode intervir, que pode inclusive, como o Lula disse, abrasileirar, passar em real e não em dólar, adotar uma política nacional, já que nós somos praticamente autossuficientes nessa produção. Não, ele não quer fazer isso. Ele quer entregá-la, ele quer privatizá-la”, afirmou Bohn Gass.

“Eu nunca vi governo querendo CPI. E os papagaios do Bolsonaro aqui dentro falam da mesma forma, querendo CPI contra a Petrobras. Eles querem fazer CPI para desvalorizar, desmoralizar a empresa”, alertou Marcon. Ele também defendeu o fim da dolarização do preço dos combustíveis.

Para Waldenor, pode parecer cômico, embora seja trágico, o governo Bolsonaro quer abrir uma CPI da Petrobras, “empresa estatal de que ele escolhe o presidente e escolhe seis membros dos onze membros do Conselho de Administração”.

 

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também