Corregedoria-Geral da Justiça de Santa Catarina abre processo disciplinar contra juiz do caso Mari Ferrer

Nesta segunda-feira (14), a corregedora-geral de Justiça de Santa Catarina, Soraya Lins, comunicou oficialmente o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), deputado Helder Salomão (PT-ES), que “determinou a instauração de procedimento disciplinar, que tramita em caráter sigiloso, para apurar a atuação do juiz Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis, que estava à frente do julgamento, em setembro, do empresário André Aranha, acusado pelo Ministério Público de estuprar a jovem Mariana Ferrer, de 23 anos.

A corregedora Soraya Lins pede apuração especialmente da condução do magistrado na audiência em que foi colhido o depoimento da ofendida. Durante a sessão Mari Ferrer foi humilhada e várias vezes desrespeitada pelo advogado do acusado, Cláudio da Rosa Filho. O juiz assistiu tudo em silêncio.

O caso aconteceu em setembro de 2018 durante uma festa em um “beach club”, em Florianópolis. André foi julgado inocente.

Imagens da audiência, divulgadas no dia 3 de novembro pelo The Intercept Brasil, mostram o advogado de Aranha, Cláudio Gastão da Rosa Filho, exibindo fotos não relacionadas ao caso. Ele afirmou que não gostaria de ter “uma filha do teu nível”, em referência à jovem, e clamou: “peço a Deus que meu filho não encontre uma mulher que nem você”. O advogado ainda disse “não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso e essa lágrima de crocodilo”.

De acordo com o vídeo, o juiz Rudson Marcos permaneceu em silêncio, apesar do apelo de Ferrer que disse “eu gostaria de respeito, eu tô implorando por respeito, nem os assassinos são tratados da forma como eu estou sendo tratada…”. O promotor do caso, Thiago Carriço, também não se manifestou diante da agressão.

No dia 4 de novembro, o presidente da CDHM pediu providências sobre o caso para a corregedora-geral da Justiça de Santa Catarina, Soraya Lins; o corregedor-geral do Ministério Público Estadual, Ivens de Carvalho; para o ministro Luiz Fux, presidente do Conselho Nacional de Justiça; para a corregedora nacional de Justiça, Maria Thereza de Assis Mouras; para o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis; e para Felipe Santa Cruz, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil.

Direitos violados

“A jovem teve violados direitos previstos da Constituição e no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos”, afirma Helder Salomão. O parlamentar acrescentou que o que aconteceu durante o julgamento foi “o tipo de violência simbólica que, se não estimula, ao menos legitima a tolerância com a violência sexual”.

Para Helder Salomão, os três membros das instituições essenciais à Justiça – advocacia, MP e Judiciário “vilipendiaram suas funções de garantia da Constituição, dos direitos humanos e das leis. Manifestaram ali grosseira expressão machista, patriarcal e incompatível com as normas nacionais e internacionais”.

Foto: Gustavo Bezerra

CNJ

O Conselho Nacional da Justiça (CNJ) também abriu um procedimento disciplinar contra o juiz Rudson Marcos. De acordo com o conselheiro Henrique Ávila, do CNJ, que entrou com o pedido para a apuração sobre a conduta do juiz, a jovem foi submetida a uma “sessão de tortura psicológica”.

 

Assessoria da CDHM

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também