Copom interrompe corte de juros e mantém Selic em 8,75%

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros em 8,75% ao ano. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro e interrompe uma sequência de cinco cortes consecutivos na Taxa Selic, que vinha sendo reduzida pelo BC desde janeiro. Na nota divulgada para justificar a decisão, o Copom afirmou que o nível atual da taxa de juros é capaz de garantir a recuperação da economia sem gerar pressões inflacionárias.

Essa também é a avaliação do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), para quem a manutenção da taxa pelo Copom já era esperada. “A Selic já está num patamar razoável e é capaz de, ao lado da recuperação da indústria e da geração de emprego, sustentar o desenvolvimento econômico”, afirmou. Segundo ele, no entanto, o spread bancário (diferença entre o custo da captação de recursos pelos bancos e o custo dos empréstimos a terceiros) permanece muito alto. Temos de continuar baixando os juros no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal para puxar os juros dos demais bancos”, disse.

Juros – No começo de 2009, os juros estavam em 13,75% ao ano. Na reunião do Copom de janeiro, foi feito o primeiro corte e a taxa passou para 12,75% ao ano. Na reunião de março, os juros caíram mais, para 11,25% ao ano. Em abril e junho os cortes foram de um ponto percentual. Na reunião de julho, no entanto, o BC reduziu a intensidade do corte para 0,5 ponto percentual e indicou que não haveria mais nenhuma redução dos juros neste ano.

O Copom ainda tem mais duas reuniões neste ano, em outubro e dezembro. Porém, a previsão do mercado financeiro é que a taxa permaneça no nível atual até 2010. As informações são da Agência Folha.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também