Consórcio Nordeste orienta manter a vacinação dos adolescentes

Foto: Venilton Küchler/SESA/Fotos Públicas

Em nota oficial, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda aos estados e municípios que não alterem suas programações de vacinação dentro das disponibilidades de doses de vacinas.

De acordo com o Consórcio do Nordeste, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não conseguiu explicar com clareza as razões da mudança na orientação anterior, que autorizava a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, com a vacina da Pfizer disponível no Brasil.

“As justificativas apresentadas pelo MS não são claras e não têm sustentação científica”, afirmou em nota o Consórcio Nordeste, alinhando-se às manifestações da Sociedade Brasileira de Imunizações e de respeitados especialistas.

Na avaliação do governador do Piauí e presidente do Consorcio Nordeste e coordenador da temática de vacina e enfrentamento a Covid-19 no Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias, se o município tem vacina, se já completou demanda da população com mais de 18 anos, e se cientificamente a ciência, a OMS, seguem indicando vacinas como a Pfizer e outras para quem tem entre 12 e 17 anos, e, principalmente, se quem tem comorbidades, mesmo mais jovens, crianças e adolescentes, tem elevado risco, por que não vacinar e salvar estas vidas?

“Pessoas jovens com 18, 19, 20 anos… podem receber vacina. Qual a lógica de, tendo vacina aprovada e em uso no Brasil e no mundo inteiro, e cito a Pfizer como exemplo, como não vacinar pessoas com 17 anos, 16 anos…e até com comorbidades e de elevado risco? Entre salvar vidas e regra puramente burocrática e sem lógica, e digo: seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), estados integrados com municípios ficarão com a regra que salva vidas”, afirmou Wellington Dias.

Governador do Piauí, Wellington Dias

Veja a íntegra da Nota

“No dia de ontem o Ministério da Saúde (MS) divulgou uma nota recomendando aos estados e municípios suspenderem a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Durante o dia, o próprio ministro da Saúde deu entrevistas na grande mídia defendendo a nova recomendação, mas sem conseguir explicar com clareza as razões da mudança na orientação anterior, que autorizava a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, com a vacina da Pfizer disponível no Brasil.

Este Comitê Científico faz coro com as manifestações da Sociedade Brasileira de Imunizações e de respeitados especialistas, no sentido de que as justificativas apresentadas pelo MS não são claras e não têm sustentação científica. Assim, considerando que:

  1. a) A Organização Mundial da Saúde (OMS) não é contrária a vacinação de adolescentes “com ou sem comorbidades”, e que recomenda a utilização de vacinas de mRNA, como a da Pfizer para o uso em pessoas acima de 12 anos;
  2. b) Ao aprovar a referida vacina para adolescentes entre 12 e 17 anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não restringiu a administração a pessoas com comorbidades;
  3. c) A vacinação de adolescentes sem comorbidades foi autorizada pelo Ministério da Saúde no capítulo 3.1 da Nota Técnica Nº 36/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, de 02 de setembro de 2021, e no capítulo 4.3.3.2 da 10ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO), de 15 de agosto de 2021;

O Comitê Científico de Combate ao Coronavirus do Consórcio Nordeste recomenda aos estados e municípios que não alterem suas programações de vacinação dentro das disponibilidades de doses de vacinas.

 

Nordeste, 17 de setembro de 2021

Consórcio Nordeste – Comitê Científico de Combate ao Coronavírus

Coordenação: Carlos Gabas e Sergio Rezende.

Membros: Adélia Carvalho de Melo Pinheiro (BA); Fábio Guedes Gomes (AL); José Antônio Aleixo da Silva (PE); José Noronha (PI); Luiz Cláudio Arraes de Alencar (PE); Marcos Pacheco (MA); Maurício Barreto (BA); e Sinval Pinto Brandão Filho (PE).

Subcomitê de Vacinas: Sinval Brandão Filho (coordenador); Carlos Costa, Eduardo Jorge Fonseca; Ernesto Marques Jr; Rafael Dhalia; e Ivo Castelo Branco.

 

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também