Congresso Nacional pode votar LDO até amanhã

pimentaD1 O relatório final do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013 poderá ser votado até esta terça-feira (17) na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e no plenário do Congresso Nacional. O Congresso não pode entrar em recesso parlamentar se não aprovar o projeto da LDO.

                De acordo com o presidente da CMO, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), a LDO deixou de ser votada na semana passada por causa de uma “obstrução política” deflagrada pelos partidos de oposição – motivada pelo impasse sobre liberação de recursos para o empenho das emendas parlamentares. “Se a oposição insistir nesta postura o governo deverá exercer sua maioria no plenário da comissão e no plenário do Congresso Nacional. Não podemos permitir que por conta deste episódio o País seja prejudicado sem a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias”, explicou.

                Paulo Pimenta ressaltou que o acordo firmado entre o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e a oposição, com relação às emendas parlamentares, foi cumprido. “Os partidos de oposição têm conhecimento de que os limites para os empenhos já foram repassados para os ministérios há praticamente 10 dias e a liberação ainda não ocorreu apenas por questões operacionais e legais, que são intransponíveis”, disse. Segundo o governo, houve atrasos nos documentos a serem enviados pelas prefeituras beneficiadas pelos recursos, dificultando a confirmação dos empenhos.

As emendas parlamentares, que estão motivando o impasse, são usadas pelos deputados e senadores para destinar recursos do Orçamento da União – segundo solicitação de suas bases nos estados – à construção de escolas, postos de saúde, barragens, estradas, pontes, entre outras obras.

Quórum – A Comissão Mista de Orçamento tem 42 integrantes e para votar o parecer final da LDO é necessário quórum de, pelo menos, 16 deputados e seis senadores. Depois, a proposta ainda precisa ser apreciada pelo plenário do Congresso, onde são necessários os votos da maioria absoluta em cada uma das Casas, ou seja, 257 deputados e 41 senadores.

                Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo