Comissão sobre Xanxerê fará seminário com especialistas em desastres naturais

xanxeretornado
 
A comissão externa destinada a acompanhar a situação de emergência nas cidades de Xanxerê e Ponte Serrada aprovou na quarta-feira (10) requerimento do deputado Pedro Uczai (PT-SC) para a realização de um seminário com especialistas em tornados e desastres naturais. De acordo com Uczai, o evento é importante para que a região possa se preparar antecipadamente com a possibilidade de novos fenômenos no futuro.
 
Uczai solicitou a presença do diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP, Carlos Augusto Morales Rodriguez; do coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE, José Antonio Aravéquia; do Secretário de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Milton Hobus; e do pesquisador do National Severe Storms Laboratory, ligado ao National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA-EUA), Harold Edward Brooks.
 
Em defesa do requerimento do seminário, o parlamentar argumentou que o Brasil não tem um sistema de preparação para eventuais catástrofes naturais. “Ao contrário do que aponta o senso comum, o Brasil não é um país livre de desastres naturais, especialmente no que diz respeito à ocorrência de tornados. Na verdade, os estudos indicam que o Brasil está entre os países que mais sofrem com esse evento”, apontou.
 
Uczai disse ver a possibilidade do episódio do Oeste catarinense repetir as consequências da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que foi fonte de novas leis para aumentar a segurança em casas de shows. “Se for necessário, esta comissão também apresentará uma pauta legislativa, além de uma pauta de política pública para a aquisição de equipamentos e tecnologias novas para atender as demandas que futuramente poderão acontecer com tornados no Brasil e em Santa Catarina”.
 
Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também