O plenário da Câmara se transforma em Comissão Geral a partir das 9h30 desta quarta-feira (8) para discutir a seca no semiárido nordestino. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, está confirmado para o debate, que deve contar com a participação de outros representantes de ministérios e de órgãos governamentais.
Para aplacar os efeitos da estiagem que é considerada a mais intensa dos últimos 50 anos, o governo federal já implementou uma série de medidas. Para garantir o abastecimento de água, está intensificando a Operação Carro-pipa, ampliando a construção de cisternas e incentivando a perfuração de poços. Como apoio ao agricultor, prorrogou o pagamento do Garantia-Safra e do Bolsa Estiagem, ampliou a linha de crédito emergencial, adiou as operações de crédito rural e reduziu a dívida para liquidação das operações.
Os investimentos já somam R$ 7,6 bilhões em ações emergenciais, obras estruturantes e linhas especiais de crédito para amenizar as perdas econômicas nas áreas atingidas pela estiagem. Em março deste ano, foram anunciados mais R$ 9 bilhões em medidas para expansão da oferta de água e apoio aos agricultores familiares.
PT na Câmara