Comissão do Meio Ambiente debate a caatinga em audiência pública

A caatinga é o único biona exclusivamente brasileiro - Foto - Mateus Pereira (Governo da Bahia)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove audiência púbica, por iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT-RN), para discutir a atual situação de conservação do bioma caatinga. O debate tem como principal objetivo discutir a implementação de instrumentos para o combate ao desmatamento e faz parte das comemorações do Dia Nacional da Caatinga na Câmara Federal.

A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e enfrenta um histórico e sistemático processo de desertificação. Mesmo sendo uma região naturalmente seca, as mudanças climáticas têm afetado ainda mais o bioma, comprometendo a disponibilidade de água, a produção agrícola e a sobrevivência da fauna e da flora.

A região, que é uma marca da região nordeste, conta com diversas iniciativas de manejo sustentável que tem gerado uma cadeia produtiva e levado emprego e alimento para os moradores destas áreas, combatendo a seca e a evasão rural.

“Além da relevância ecológica e ambiental, a caatinga é extremamente relevante do ponto de vista histórico e cultural, uma vez que tem relação direta com a história de ocupação da região Nordeste, assim como o modo de vida do povo que ali vive, especialmente os sertanejos”, afirma o deputado no requerimento que propõe o debate.

Participarão da audiência Pública Márcia Vanusa, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Auxiliadora Coelho, chefe-geral da Embrapa Semiárido, Paulo Pedro de Carvalho, membro da coordenação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Mônica Tejo, diretora do Instituto Nacional do Semiárido do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Fonseca, coordenador do Áreas Prioritárias de Conservação da Catinga, e Jean Berg da Silva, professor da Universidade Federal Rural do Semiárido.

A audiência será realizada no dia 26 de abril, no plenário 2 e pode ser acompanhado no youtube da Câmara.

 

Assessoria de Comunicação do deputado Fernando Mineiro

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também