Comissão debaterá desdobramentos do caso SwissLeaks

toninho

Por iniciativa do deputado Toninho Wandscheer (PT-PR), a subcomissão especial da Comissão de Fiscalização Financeira que acompanha os desdobramentos das denúncias de existência de contas secretas de brasileiros no banco HSBC  suíço, conhecido como caso SwissLeaks, vai realizar audiência pública com a participação do jornalista Fernando Rodrigues e de representantes do Conselho de Administração de Atividades Financeiras (COAF); da Receita Federal do Brasil; da Polícia Federal; do Ministério Público Federal; do Ministério da Justiça; do Banco Central do Brasil; e do Banco HSBC.

Em princípio, segundo o deputado Wandscheer, relator da subcomissão especial, não há crime em abrir e manter uma conta no exterior, mas a movimentação financeira de saída de divisas do Brasil deve seguir normas do Banco Central. “Quando isso não é observado, é necessário investigar a possível ocorrência de crimes de natureza financeira – sonegação tributária e evasão de divisas”, argumentou o deputado, durante a aprovação do requerimento nesta quarta-feira (8).

O HSBC, considerado um dos maiores bancos do mundo, virou alvo nas últimas semanas de escândalo proporcional ao seu tamanho. Registros internos de sua filial na Suíça vazados à imprensa indicam que a instituição financeira manteve, até 2007, práticas condenadas pelas regras internacionais de combate à lavagem de dinheiro. O HSBC teria gerido mais de US$ 100 bilhões em recursos de “origem duvidosa”.

PT na Câmara

 

Ouça o Deputado Toninho Wandscheer na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também