Comissão de combate à violência contra a mulher é instalada e petistas querem mais ações

ERIKA GRAMACHO LUIZIENNE

As deputadas Erika Kokay (PT-DF), Moema Gramacho (PT-BA) e Luizianne Lins (PT-CE) serão as representantes do partido na Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher instalada nesta terça-feira (10), no Congresso Nacional. Erika Kokay ressaltou que a comissão é fundamental para ajudar no diagnóstico da violência praticada contra a mulher e para propor soluções. “Sabemos que muito já se avançou em políticas públicas para as mulheres, mas infelizmente os números ainda mostram que morrem no Brasil cerca de 50 mil mulheres por ano e nós precisamos reverter estas estatísticas”, afirmou.

Na avaliação da deputada Erika a violência desumaniza a mulher. “A violência afeta toda a sociedade e deixa mais do que cicatrizes físicas, deixa marca na alma, por isso, trabalharemos firmes nessa comissão na busca de políticas públicas que garantam proteção e que deem segurança jurídica às mulheres vítimas de violência” afirmou.

Em plenário, a deputada Moema Gramacho afirmou que a comissão deve construir um trabalho que busque cada vez mais diminuir a violência que atinge as mulheres brasileiras. Moema destacou que há um esforço grande das duas Casas Legislativas para trabalhar as políticas de combate e prevenção à violência contra a mulher e lembrou que o governo Dilma Rousseff também tem trabalhado com políticas para as mulheres que vão desde a questão assistencial até a questão preventiva.

Repúdio – Moema aproveitou para repudiar a charge do cartunista Chico Caruso – publicada no domingo (8) na capa do jornal O Globo sugerindo a execução da presidenta Dilma Rousseff. A peça mostra a presidenta ajoelhada, de mãos nas costas, à frente de um homem encapuzado segurando uma faca. “Eu não sou favorável à censura — é bom que se diga que fui deputada estadual por três mandatos e fui uma das parlamentares que defenderam a federalização dos crimes contra jornalistas. Mas não dá para a gente aturar que, enquanto lutamos pelo fim da violência contra a mulher, o chargista Caruso coloque um estímulo a que a nossa presidenta seja decapitada”, afirmou.

Na avaliação da deputada do PT da Bahia o chargista não deveria fazer essa charge com nenhum cidadão, tampouco com uma mulher e, principalmente, com a presidenta da República. “Portanto, quero aqui colocar o meu repúdio. Aquela atitude não constrói, não é engraçada e tampouco estimula que a gente possa, cada vez mais, fazer um trabalho inverso, que é um trabalho de desconstrução da violência”.

Moema Gramacho criticou ainda a atitude um juiz que afirmou em rede social que a presidenta, ao sancionar a Lei do Feminicídio, estaria legislando, sancionando em causa própria. “Ou seja, ele está pregando o assassinato da presidenta. Tanto o juiz quanto o Chico Caruso foram muito infelizes com essas duas manifestações e nós queremos aqui repudiar”, concluiu.

Prêmio Bertha Lutz – Nesta quarta-feira (11), às 14h, o Congresso Nacional realiza sessão solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher, ocasião em que será entregue o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2015 para mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.

O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, composto por 15 membros, escolheu, de forma inédita, seis mulheres para serem agraciadas com o prêmio neste ano. Diante do empate na votação para a escolha das cinco homenageadas, o conselho decidiu abrir uma exceção e contemplar uma candidatura a mais. São elas: Cármen Lúcia, Clara Araújo, Mary Garcia Castro, Ivanilda Pinheiro Salucci, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e Creuza Maria Oliveira.

Vânia Rodrigues

 

Ouça a Deputada Érika Kokay na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também