Comissão aprova Estatuto da Metrópole e projeto será encaminhado ao Senado

ZEZEU-PLENARIO-120613

A comissão especial criada para analisar o projeto de lei (PL nº 3640/04) aprovou na terça-feira (26), o substitutivo do relator, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA).  O chamado Estatuto da Metrópole estabelece as diretrizes gerais para uma atuação integrada entre os entes federados (União, Estados e Municípios) no planejamento, gestão e execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e aglomerações urbanas.

A proposta também  define as normas gerais para o plano de desenvolvimento urbano integrado e outros instrumentos de governança federativa, além de critérios para o apoio da União em ações que promovam essa atuação integrada. “Nossa preocupação é com o cidadão. Quem mora hoje nas grandes cidades divide problemas de infraestrutura, de transporte, moradia, saneamento, energia, segurança, saúde e educação e pedem solução efetiva e integrada para as mazelas que afetam diretamente sua qualidade de vida” afirma o deputado Zezéu.

O plano de desenvolvimento urbano integrado será o instrumento principal da nova lei. Ele deve ser elaborado em conjunto pelas cidades que integram as regiões metropolitanas em até três anos a partir da vigência do Estatuto, sob pena dos gestores incorrerem em crime de improbidade administrativa.

 O autor da proposta original, deputado Walter Feldman  (PSB-SP) destacou o empenho do parlamentar petista em se debruçar sobre um projeto que tramitava na casa há dez anos e aperfeiçoá-lo após um amplo debate com a sociedade civil.

A proposta aguarda agora o prazo regimental para ser enviado ao Senado.

Assessoria Parlamentar  

Foto: Salu Parente

 

Ouça o Deputado Zezéu Ribeiro na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também