Comissão aprova convite para que ex-comandantes das Forças Armadas falem sobre “demissão em massa”

Requerimento foi apresentado pelo deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), que ressaltou que o episódio de afastamento dos três comandantes e do ministro da Defesa no mesmo período é inédito no País.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou, nesta quarta-feira (12), requerimento para realização de audiência pública com a presença do ex-ministro da Defesa General Fernando Azevedo e Silva, e dos três ex-comandantes das Forças Armadas General Edson Pujol, Almirante e Ilques Barbosa e Brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez.

“Surpreendeu a sociedade e o Parlamento essa troca coletiva inédita, em período democrático, e há um rumor muito grande no País sobre o significado dessa “demissão em massa”. Por isso, foi muito importante a decisão da Comissão de ouvir os ex-comandantes para dar oportunidade de apresentarem um balanço de suas gestões e, ainda, esclarecerem sobre o que efetivamente aconteceu para levar ao afastamento coletivo do comando das Forças”, justificou Henrique Fontana, um dos autores do requerimento ao lado dos deputados Paulo Teixeira (SP) e Joseildo Ramos (BA), do PT, e a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

Desestabilizar instituições

Para Fontana, a “demissão em massa” mostrou o quanto Jair Bolsonaro é capaz de desestabilizar as instituições do País. “Foi uma tentativa de intimidar as Forças Armadas com o objetivo de alinhá-las ao governo. Não podemos continuar mitificando o debate sobre esta tentativa do presidente de partidarizar e controlar as Forças Armadas brasileiras”, ressaltou.

Para o parlamentar, Bolsonaro governa de forma autoritária e tenta construir um ambiente negativo para a democracia, mas necessário para ele manter seu projeto de poder que pretende controlar todos os setores da vida nacional. A audiência pública ainda não tem data marcada para acontecer.

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também