Com viagem à China, Lula abre uma série de oportunidades para o Brasil

Lula pretende não só assegurar boa relação com a China, mas ampliá-la (Imagem: Site do PT)

A próxima viagem internacional do presidente Lula está agendada para a semana que vem (veja abaixo a agenda prevista), quando ele deve visitar a China, acompanhado de uma comitiva com centenas de empresários, além de governadores, senadores, deputados e ministros.

O objetivo de Lula é, principalmente, restabelecer uma relação respeitosa e produtiva com o país asiático, que é o maior parceiro comercial do Brasil. A programação inclui visitas, conversas bilaterais, eventos oficiais e assinaturas de diversos acordos.

“Essa visita é extremamente importante, não só para garantir uma boa relação com a China, mas para ampliá-la, na questão cultural, científico-tecnológica, política”, disse o presidente em entrevista ao site Brasil 247, na terça-feira (21).

Agropecuária e tecnologia

Só o setor agropecuário estará representado por mais de 100 empresários na viagem, que já rendeu o primeiro resultado: o fim da suspensão da compra de carne bovina brasileira, que os chineses haviam paralisado por razões fitossanitárias.

Na área tecnológica, deve ser firmado um acordo de cooperação e intercâmbio relacionadas a semicondutores, próximas gerações de redes móveis, como 5G e 6G, inteligência artificial e células fotovoltaicas, de geração de energia solar.

Outras áreas que os dois países esperam promover conjuntamente são as de turismo, combate à fome, proteção ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Brasil de volta ao cenário internacional

A partida de Lula estava agendada inicialmente para o sábado (25). Nesta sexta-feira (24), porém, a partida foi remarcada para o domingo (26), para que o presidente possa se recuperar de uma pneumonia leve.

Com Lula na Presidência, o Brasil claramente deixou de ser uma nação isolada — mais um dos graves efeitos do desgoverno Bolsonaro — e voltou a ter protagonismo internacional.

Esta será a terceira viagem internacional de Lula em três meses de governo. A primeira foi para a Argentina e o Uruguai, numa clara sinalização de que a integração latino-americana será uma das prioridades do novo governo. Depois, Lula foi aos Estados Unidos, outro importante parceiro comercial do Brasil.

Agenda prevista

Terça, 28: Reuniões de Lula com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro Li Qiang e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. Na pauta, comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudanças climáticas, acordos de cooperação e paz.

Quarta, 29: Está previsto um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros.

Quinta, 30: O presidente Lula deve ir a Xangai, onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos BRICS (Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) e que passa a ser presidida pela ex-presidenta Dilma Rousseff.

PTNacional, com informações do Palácio do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100