Com o voto contrário do PT, Câmara aprova MP que flexibiliza regras trabalhistas em situações de calamidade

Plenário da Câmara - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara aprovou, na noite desta terça-feira (2), a medida provisória (MP 1109/22), que institui relações trabalhistas alternativas – entre elas, o teletrabalho e a concessão de férias coletivas – para vigorar durante estado de calamidade pública decretado em âmbito nacional, ou estadual e municipal reconhecidos pelo governo federal. Ao defender o voto contrário do PT, o líder da bancada, deputado Reginaldo Lopes (MG), afirmou que um País se faz com a plena valorização dos direitos dos trabalhadores. “A legislação é para proteger o trabalhador e essa flexibilização proposta pela MP é um exagero e prejudicará a classe trabalhadora brasileira”, criticou.

O líder petista ressaltou que cada vez mais, a relação entre capital e trabalho causa enorme precarização nos direitos dos trabalhadores, no mundo. “Isso já tem como diagnóstico uma estagnação do próprio sistema capitalista. O mundo não aguenta mais essa concentração. Por isso, tratar uma excepcionalidade, uma pandemia por algum acontecimento local é muito vulnerável nesse sentido”, alertou.

Poder absoluto para o empregador

Ao criticar a MP, a deputada Erika Kokay (PT-DF) enfatizou que essa medida reafirma o discurso do governo Bolsonaro, “que tem acoitado o trabalhador brasileiro”. Ela enfatizou que o texto estabelece um poder absoluto para o empregador, que terá o direito de reduzir uma série de direitos conquistados, inclusive de reduzir a vigência de acordos coletivos e de data-base em situação de calamidade ou de emergência, a ser definido pelo Executivo. “De forma unilateral, o patrão tem uma série de prerrogativas de retirar direitos dos trabalhadores”, protestou.

“É o jugo do patrão açoitando aquilo que foi conquistado neste País com muita luta e com muita dor”, lamentou.

Erika Kokay também refutou o discurso “extremamente cruel e mentiroso” do governo de que é preciso retirar direitos para se assegurar emprego. “Nós já tivemos neste País, durante os governos o PT, pleno emprego sem retirada de direitos. Muitas vezes, foi dito que era preciso ter a Reforma Trabalhista para poder assegurar empregos, e o desemprego chegou a dois dígitos. E agora se quer estabelecer uma flexibilização ou uma retirada de direitos, direitos que já foram muito açoitados”, protestou.

E o deputado Henrique Fontana (PT-RS) enfatizou que o que está gerando desemprego no Brasil é a péssima política econômica do governo Bolsonaro. “A política econômica deste bolsonarismo, o fundamentalismo liberal, o fanatismo ultraliberal, que defende a retirada de direito do trabalhador, porque o salário e o direito do trabalhador geraria desemprego. É o contrário, gente! Quanto mais explorar o trabalhador, menos mercado interno haverá. Haverá menos gente para comprar o produto, para tocar a indústria, para tocar a agricultura”, explicou.

Cheque em branco

O deputado Bohn Gass (PT-RS) criticou a medida provisória ao defender requerimento da bancada petista que pretendia adiar a votação da proposta. Segundo o deputado a MP reedita dispositivos da Reforma Trabalhista, que flexibilizam e prejudicam as relações de trabalho. “Em casos de calamidade, as contratações nos municípios vão ser mais precárias ainda. Vamos dar um cheque em branco para terceirizações e contratos emergenciais, sem concursos e estabilidade. Isso não vai dar qualidade ao serviço para a população”, alertou. “Se a reforma já foi um fracasso, esta medida vai levar a instabilidade aos municípios”, completou.

Negociação coletiva

O deputado Rogério Correia (PT-MG) defendeu emenda da bancada petista que pretendia manter a negociação coletiva antes da mudança de regras que retiram direitos trabalhistas. “Isso porque essa medida flexibiliza, retira direito dos trabalhadores no momento em que eles mais precisam de proteção”, denunciou. O deputado acrescentou que individualmente, raramente um trabalhador consegue sobrepor o patrão. A emenda, entretanto, foi rejeitada pelo plenário.

Rogério Correia também defendeu outra emenda do PT para suprimir do texto dispositivo que desobriga o empregador de comunicar ao sindicato e ao trabalhador a decretação de férias coletivas. “É maldade retirar direitos dos trabalhadores sem sequer garantir o direito à informação, o direito discutir e negociar coletivamente as férias coletivas”, argumentou. A emenda também foi rejeitada.

Texto aprovado

O texto aprovado, que ainda precisa ser apreciado pelo Senado, permite o aproveitamento e a antecipação de feriados; o banco de horas; e a suspensão da exigibilidade dos recolhimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A MP também retoma, com algumas mudanças, regras do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, adotado durante a crise causada pela pandemia de coronavírus. Criado em 2020, o programa autorizou a redução da jornada de trabalho e a suspensão dos contratos de trabalho, com o pagamento de benefício emergencial aos trabalhadores afetados.

Pelo texto, ato do Ministério do Trabalho e Previdência estabelecerá o prazo em que as medidas alternativas poderão ser adotadas, que poderá ser de até 90 dias, prorrogável enquanto durar o estado de calamidade pública decretado.

FGTS

Em relação aos recolhimentos do FGTS, a medida provisória dá poderes ao Ministério do Trabalho para suspender a exigibilidade por até quatro meses nos estabelecimentos situados em municípios com estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal.

A medida alcança todas as empresas, independentemente do setor em que atuam, do regime tributário ou de adesão. Os depósitos ao fundo serão retomados após o fim da medida alternativa, em seis parcelas, sem incidência de juros, multas ou outros encargos.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também