Com melhor resultado mensal desde 2008, atividade econômica cresce 1,5% em julho

atividadeeonomica
Com o maior crescimento mensal em seis anos, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) iniciou o terceiro trimestre de 2014 com alta de 1,5% para o mês de julho. Foi o melhor desempenho mensal desde junho de 2008 (3,32%). O resultado, divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Banco Central, ficou acima até das previsões mais otimistas do mercado financeiro. A expectativa dos analistas era de uma alta entre 0,6% e 1,4%, na melhor das hipóteses.

Para entender a relevância do recente crescimento, vale destacar que, de janeiro a julho, a atividade econômica brasileira demonstrou estabilidade, com crescimento de 0,07%. Até junho por esse mesmo critério, era verificada uma leve alta de 0,13%. Em 12 meses encerrados em julho, a expansão ficou em 1,14% (dado ajustado para o período).

O IBC-Br é um indicador criado pelo Banco Central para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) e ajudar a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic). O índice constitui uma medida antecedente da evolução da atividade econômica e incorpora estimativas da agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além dos impostos.

O deputado Sibá Machado (PT-AC) aponta que o resultado afasta para um campo distante “as aves de mau agouro”, acostumadas a avaliar a economia brasileira sob uma perspectiva sempre negativa e descontextualizada do restante da economia global. “Sempre dizem que crescemos pouco no ano passado, mas esquecem que mesmo crescendo abaixo do que gostaríamos ficamos entre os países que mais cresceram no mundo”, afirma.

Ainda segundo o parlamentar, o índice positivo divulgado pelo Banco Central revela a rigidez e a capacidade de gestão do governo federal e demostra também a seriedade e a correção do trabalho “bem feito pela equipe econômica”, que tem como resultado, de acordo com dados recentes, a expansão da indústria e do emprego. Somente em agosto, foram 101,4 mil novos empregos formais no País, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O deputado José Guimarães (PT-CE), ao analisar o IBC-Br, destaca que de forma repetida os dados e a realidade econômica descontroem o universo inverossímil forjado pelo discurso oportunista da oposição. “O que vive o País é algo bem distante de tudo isso. Como bem disse a presidenta Dilma, caminhamos para um quarto trimestre com uma boa recuperação da economia, criando as condições para, em 2015, iniciarmos o ano com o aumento da taxa do investimento público, garantindo pleno emprego e, sobretudo, distribuição de renda. Estamos no caminho certo”, afirma Guimarães.

PT na Câmara com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também