Chef Alex Atala faz campanha em defesa de projeto de petista que contempla gastronomia

gastronomia
 
O projeto de lei (PL 6562/13) que visa reconhecer oficialmente a gastronomia brasileira como manifestação cultural recebeu um reforço importante. É que o chef Alex Atala, do Instituto Atá, lançou na quarta-feira (3) a campanha Gastronomia é Cultura. O projeto é de autoria do deputado Gabriel Guimarães (PT-MG) e está em análise na comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.  
 
A campanha ganhou força com a ajuda de vários chefs de todo o Brasil. Ela consiste em fotografar o prato predileto de comida brasileira e desafia três pessoas para fazer o mesmo usando a hashtag  ‪#‎eucomocultura, nas redes sociais.  
 
Além disso, a campanha busca reunir um milhão de assinaturas para pressionar a aprovação do projeto no Congresso Nacional. As assinaturas devem ser recolhidas até fevereiro do próximo ano.
 
Segundo o deputado Gabriel Guimarães, “a gastronomia é parte integrante da história e da cultura de um povo. Assim, o nosso modo de comer e de preparar o alimento é característica essencial que nos distingue e nos define como brasileiros”. Trata-se, defende Guimarães, de “um dos alicerces da identidade nacional, devendo, portanto, ser apoiada, estudada, preservada e difundida como qualquer outra manifestação da nossa cultura”.
 
A proposta, se aprovada, vai permitir que pessoas e empresas doem ou patrocinem, com dedução no Imposto de Renda, eventos, pesquisas, estudos, publicações, criação e manutenção de acervos a regulamentação de ingredientes e receitas, e outras formas de preservar e difundir a gastronomia.
 
“Agradeço mais uma vez ao Chef Alex Atala por estar cumprindo este papel de embaixador do nosso projeto,” reconheceu o parlamentar.
 
Quem quiser assinar, pode fazer o download do formulário no site da campanha www.gastronomiaecultura.com.br, imprimir e enviar pelos Correios.
 
Késia Paos  

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também