Campo do pré-sal é, pela primeira vez, principal produtor de petróleo do País

plataforma

A produção de petróleo no campo de Lula, localizado na camada do pré-sal, superou em agosto os volumes gerados por Roncador (fora do pré-sal), que desde maio de 2014 era o maior produtor. O campo de Lula produziu, em média, 368 mil barris de petróleo por dia em agosto, contra 363 mil barris diários em Roncador.

Ou seja, pela primeira vez um campo do pré-sal é o principal produtor de petróleo do País. Os dados foram divulgados na quinta-feira (1º) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção do pré-sal, oriunda de 54 poços, foi de 859,8 mil barris/dia de petróleo e 32,5 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, representando 1,064 milhão de barris de óleo equivalente/dia, um aumento de 2,9% em relação ao mês anterior.

O campo de Lula é responsável por aproximadamente 44% da produção do pré-sal. O campo de Lula, na Bacia de Santos, além de ter sido o maior produtor de petróleo, foi também o que mais produziu gás natural, uma média de 16,6 milhões de metros cúbicos diários.

Recorde – Outra marca positiva foi alcançada pelo Brasil também em agosto, quando o País bateu novamente o recorde na produção total de petróleo e gás natural. A informação também foi divulgada na quinta-feira (1º) pela ANP.

Somente a produção de petróleo alcançou a marca de 2,547 milhões de barris por dia no País. Isso supera o recorde de dezembro de 2014, quando foram produzidos 2,497 milhões de barris diários. Houve ainda aumento de 3,3%, na comparação com julho, e de 9,5% em relação a agosto de 2014.

A produção de gás natural também foi recorde em agosto, com 99,2 milhões de metros cúbicos por dia, ultrapassando os 96,6 milhões de metros cúbicos diários de janeiro de 2015. No gás natural, houve crescimento de 4,1%, em relação a julho deste ano, e de 9,2% na comparação com o mesmo mês em 2014.

Com os dois recordes, a produção de petróleo e gás natural chegou a 3,171 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

Assista aqui programa na NBR: Consultor da Câmara defende regime de partilha no pré-sal

 

PT na Câmara com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também