Câmara homenageia Campanha da Fraternidade 2017 na próxima segunda

fraternidade

A Câmara realiza sessão solene na próxima segunda-feira (13), às 10 h, em homenagem ao Lançamento da Campanha da Fraternidade 2017. O tema deste ano é: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. A iniciativa da homenagem é dos deputados Carlos Zarattini (PT-SP), Luiz Couto (PT-PB), Nelson Pellegrino (PT-BA), Vicentinho (PT-SP), entre outros parlamentares.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu no dia 1º último a Campanha da Fraternidade 2017. Segundo a entidade, o objetivo da ação é dar ênfase à diversidade de cada bioma, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nesses biomas. “Este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”, disse o papa Francisco, em mensagem ao Brasil.

Para o deputado Patrus Ananias (PT-MG), a agenda de desmonte e de destruição implantada pelo governo Temer no Brasil contradiz tudo o que está sendo colocado pela CNBB e tudo o que foi reforçado pelo Papa Francisco na sua mensagem ao Brasil. O parlamentar lembrou que as Campanhas da Fraternidade sempre escolhem temas relacionados ao direito à vida, à justiça social e ao bem comum – princípios que são desconsiderados pelo atual governo.

“Enquanto celebramos a vida em sua plenitude na Campanha da Fraternidade, considerando as suas múltiplas manifestações, a agenda do governo golpista, infelizmente, tem sido uma agenda de morte e de destruição, revelando total descompromisso com aquelas que são os mais atingidos com a retirada de direitos: os mais pobres. Nesse sentido, a campanha da CNBB, que celebra a vida ao se voltar à proteção dos biomas, é um contraponto ao governo da morte de Michel Temer”, disse Patrus Ananias.

Ações da campanha – O texto-base da Campanha da Fraternidade 2017, que tem como lema Cultivar e guardar a criação, aborda cada um dos seis biomas brasileiros, suas características e significados, desafios e as principais iniciativas já existentes na defesa da biodiversidade e da cultura dos povos originários.

Entre as ações propostas estão o aprofundamento de estudos e debates nas escolas públicas e privadas sobre o tema abordado pela campanha. Segundo a CNBB, o fortalecimento das redes e articulações, em todos os níveis, também é proposto com o objetivo de suscitar nova consciência e novas práticas na defesa dos ambientes essenciais à vida. Além disso, o texto chama a atenção para a necessidade de a população defender o desmatamento zero para todos os biomas e sua composição florestal.

No campo político, o texto-base da campanha incentiva a criação de um projeto de lei que impeça o uso de agrotóxicos.

PT na Câmara

Fotos: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também