Câmara aprova por unanimidade moção de repúdio à fala de Arthur do Val contra ucranianas

Plenário da Câmara - Foto - Paulo Sergio -Câmara dos Deputados

Em nome das mulheres ucranianas e brasileiras, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou neste dia 8 de marco, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma moção de repúdio ao ato misógino, machista, sexista, elitista, xenofóbico e preconceituoso praticado pelo deputado Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como “Mamãe falei” contra mulheres ucranianas e refugiadas de guerra: “São fáceis, porque elas são pobres”.

“Os áudios repugnantes do parlamentar tiveram ampla repercussão internacional e cobrem de vergonha o Poder Legislativo e toda a nação brasileira, uma vez que afeta diretamente tanto a dignidade do mandato a ele conferido quanto a dignidade de milhões de mulheres em todo o mundo”, diz a moção.

O requerimento encaminhado à Mesa que foi assinado pelo líder da Bancada do PT, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e também pelo líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), e por parlamentares do Psol teve o voto favorável de todos os partidos com representação na Câmara dos Deputados.

Líder do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG) – Foto: Gabriel Paiva.
Alencar Santana, líder da Minoria. Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

“O deputado estadual Arthur do Val, conhecido como ‘Mamãe Falei’, eleito para representar parcela da população paulista na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, atribuiu a si próprio a missão de ir à Ucrânia sob o pretexto de oferecer ajuda humanitária à população local enquanto, na verdade, promovia sua imagem às custas da morte e da destruição causadas por uma guerra entre Estados estrangeiros”, escrevem os signatários do requerimento.

Para os propositores, a atitude de Arthur do Val, além de demonstrar absoluta falta de respeito a um país estrangeiro, desprezo à condição feminina e à pobreza, “é ainda mais inaceitável porque são declarações proferidas por um membro do Poder Legislativo, representante de parcela da população brasileira, sobre mulheres em situação de vulnerabilidade que têm, neste momento, suas vidas devastadas por uma guerra”.

Cassação já

Além da moção, a maioria das falas em plenário reiteraram a necessidade de a Assembleia Legislativa de São Paulo expulsar de seus quadros de parlamentares o autor de falas desrespeitosas e desumanas em relação às mulheres ucranianas.

Ao encaminhar o voto favorável da Bancada do PT, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) disse que a moção representa todos os homens e mulheres de seu partido. Para ela, a Assembleia Legislativa de São Paulo “deverá cassar Arthur do Val como exemplo de cidadania para o povo brasileiro”.

Na mesma linha o deputado Alencar Santana acrescentou: “Esperamos que a Assembleia Legislativa de São Paulo que já recebeu diversos pedidos de cassação tome uma medida em defesa dos valores humanos, em defesas das mulheres e condenando a atitude machista, agressiva, praticada por um membro do MBL, porque ali não tem nada de uma política jovem, pelo contrário, é uma política que temos que banir porque não é uma política verdadeira”, condenou.

Deputada Rosa Neide. Foto: Gustavo Bezerra

Filho de chocadeira

Segundo Rosa Neide, esse parlamentar “é um cidadão não digno, é um filho de chocadeira”. Ela espera que a família do referido parlamentar paulista “tenha dignidade de dizer a ele o quanto ele foi idiota, imbecil e que não representa o povo brasileiro”.

Ao se pronunciar, o deputado Alencar Santana disse que assinou o requerimento porque foi “uma agressão no momento delicado que a Ucrânia vive, numa guerra que tem vitimado muitas pessoas”.

Para ele, é abominável a ação onde um representante do parlamento do Estado de São Paulo “agrida as mulheres ucranianas de maneira covarde, cruel desumana que, com certeza, é uma agressão a todas as mulheres e todas as brasileiras”.

Benildes Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também