Câmara aprova pedido de audiência para discutir criação de empresa aeroespacial e acordo com EUA

Deputado Zarattini. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nessa quarta-feira (30/10), o requerimento nº 99/2024 apresentado pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) solicitando audiência pública para discutir criação da Alada, uma nova empresa pública aeroespacial. O objetivo é analisar a conformidade dessa proposta com o acordo de salvaguardas tecnológicas vigente entre o Brasil e os Estados Unidos, assinado em 2019 pelo ex-presidente Bolsonaro.

Para Zarattini é preciso entender em detalhes o acordo que permite a participação dos Estados Unidos em lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. Segundo o projeto de lei (PL 3819/2024), a Alada será uma subsidiária da NAV Brasil, com a missão de explorar economicamente a infraestrutura e a navegação aeroespacial do país, especialmente a partir do CEA. “A criação da Alada é um grande avanço na política espacial brasileira, mas levanta preocupações sobre possíveis impactos no acordo com os EUA. Precisamos ver como fica o cenário diante deste acordo”.

Leia Mais: Com Lula, Brasil e Chile fortalecem cooperação com lançamento de obras de Centro Espacial Nacional

Audiência

O CEA é considerado estratégico devido à sua localização próxima à linha do Equador, o que reduz o consumo de combustível em até 30% nos lançamentos, tornando-o alvo de interesse internacional. A audiência deve contar com a presença de representantes do Comando da Aeronáutica, da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Ministério da Defesa.

O PL 3819/24 ainda não está tramitando na Casa porque aguarda designação do presidente da Câmara.

Alada:  O Projeto de Lei 3819/24, do Poder Executivo, altera a Lei nº 13.903, de 19 de novembro de 2019, autorizando a criação da empresa pública NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A. Essa proposta abre caminho para a criação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A, a Alada.

 

Assessoria de Comunicação deputado Carlos Zarattini

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/