Brasileiro muda paradigma para tratar paralisia; petista diz que golpistas não poderão interromper essa caminhada

MiguelNicolelis

Em artigo publicado na sua página no facebook nesta sexta-feira (12) o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) destacou o sucesso da pesquisa da equipe de cientistas liderada pelo brasileiro Miguel Nicolelis, que trouxe uma nova esperança para pacientes paraplégicos em cadeiras de rodas, com diagnóstico de lesão medular completa. Nesta semana, dados positivos com casos de pessoas que estão experimentando os primeiros passos, após tratamento com um treinamento de realidade virtual e o uso da robótica controlada pelo cérebro, foram divulgados na prestigiada “Scientific Reports”, publicação da “Nature”.

“Parabéns Nicolelis. Parabéns aos cientistas brasileiros por acreditarem no poder de mudança da ciência sobre a qualidade de vida das pessoas. Espero que golpista nenhum possa interromper essa caminhada”, afirmou Paulo Teixeira no artigo.

No texto, o deputado destacou afirmações do próprio Nicolelis, de que o sucesso de seu projeto só foi possível quando o governo brasileiro passou a acreditar e contribuir. “Tudo isso foi pago pelo governo brasileiro, foi realizado no Brasil e começou em Natal”, disse o premiado cientista. “Sem um projeto do CNPQ, não teria acontecido. Os pacientes são brasileiros, a equipe de reabilitação é toda brasileira. Tem roboticista e engenheiro brasileiro”, completou.

Paulo Teixeira escreveu que trata-se de reconhecer e acreditar no brasileiro. “Foi o que fez os governos Lula e Dilma, ao possibilitarem, por exemplo, o Campus do Cérebro, instalado em Macaíba, que inaugura um novo caminho para os jovens de todas as classes sociais, ingressarem no estudo da ciência”, reforçou o deputado.

Leia a seguir a integra do artigo

“Presente Olímpico”: Ciência brasileira é reconhecida no Mundo

A revista Nature, uma das mais importantes publicações relacionadas a ciência, medicina e tecnologia, publicou com destaque a evolução da pesquisa “Andar de Novo”, do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que está conseguindo desenvolver sensibilidade em partes dos corpos de seus pacientes, para e tetraplégicos, e possibilitar pequenos passos.

“A ‘Nature’ resolveu dar destaque porque achou que realmente é um marco na medicina e na neurociência”, disse o neurocientista brasileiro. “É um presente olímpico. Um presente da ciência brasileira, da sociedade brasileira para o mundo. Mostrando que se tem que ousar.”

O objetivo inicial do projeto era possibilitar os movimentos por meio de um exoesqueleto ligado ao cérebro do paciente, como o que foi utilizado no pontapé inicial da Copa do Mundo no Brasil em 2014. No entanto, percebeu-se que os estímulos físicos que ocorriam no uso do exoesqueleto começaram a gerar reações no Sistema Nervoso Central. Os participantes do tratamento recuperaram sensibilidade em regiões do corpo, e alguns deles saíram do quadro de paralisia total para o de paralisia parcial.

O sucesso de seu projeto só foi possível, como conta Nicolelis, quando o governo brasileiro passou a acreditar e contribuir. “Tudo isso foi pago pelo governo brasileiro, foi realizado no Brasil e começou em Natal”, disse ele. “Sem um projeto do CNPQ, não teria acontecido. Os pacientes são brasileiros, a equipe de reabilitação é toda brasileira. Tem roboticista e engenheiro brasileiro.”

Trata-se de reconhecer e acreditar no brasileiro. Foi o que fez os governos Lula e Dilma, ao possibilitarem, por exemplo, o Campus do Cérebro, instalado em Macaíba, que inaugura um novo caminho para os jovens de todas as classes sociais, ingressarem no estudo da ciência.

O trabalho de Nicolelis já dura mais de uma década, e apresenta um quadro de esperança para todos aqueles que desejam recuperar parte dos movimentos. Segundo ele “estamos começando a viver um momento onde, daqui para frente, nós vamos ter, sim, opções terapêuticas para o sistema nervoso central”.

O cientista lembra que ao ingressar na faculdade de medicina foi aconselhado a não seguir para a neurociência, pois não havia perspectiva de cura ou melhora para pacientes com lesões no sistema neurológico. Nicolelis seguiu em frente mesmo assim.

Parabéns Nicolelis. Parabéns aos cientistas brasileiros por acreditarem no poder de mudança da ciência sobre a qualidade de vida das pessoas. Espero que golpista nenhum possa interromper essa caminhada

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também