Brasil tem expertise para ser sede mundial dos jogos indígenas, diz George Hilton

arena jogos dia

A realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que começam nesta sexta-feira (23), em Palmas (TO), com a presença da presidenta Dilma Rousseff, é um momento ímpar para o Brasil, que vai sediar durante esses dias diversos fóruns para tratar das principais questões de interesse das comunidades indígenas de todas as Américas e até de pontos fora do continente, como os Maori, povo original da Nova Zelândia. A avaliação é do ministro do Esporte, George Hilton, que participou ontem do programa “Bom Dia, Ministro”, da TV NBr.

Para que se tenha uma ideia da importância do encontro, disse Hilton, basta ressaltar que o evento está sendo organizado pelo Ministério do Esporte com o apoio do Pnud, que é um órgão da ONU responsável também por questões e reinvindicações dos povos indígenas em todo o mundo. “O Brasil, portanto, será um fórum permanente para discussão da temática que envolve a comunidade indígena”.

O ministro lembrou que o Brasil já realizou com sucesso a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, e já está organizando os Jogos Olímpicos de 2016. Portanto, está apto e tem uma expertise em fazer esses eventos.

“Foram seis eventos nacionais, realizados pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), que é muito bem organizado pelos irmãos Terenas. Para isso, a gente colocou uma estrutura que vai permitir, não somente a integração dessas várias etnias, a troca de informações, mas também a oportunidade de aprender com as comunidades indígenas de outros países e transmitir nossa experiência, já que o Brasil tem uma atividade muito intensa no campo indígena”, explicou.

Agenda – A presidenta Dilma Rousseff desembarca às 14h30 de hoje, em Palmas, capital de Tocantins. Às 15h, se reúne com lideranças empresariais locais, no Céu Palace Hotel. O horário local em Palmas é menos 1 hora em relação a Brasília.

Às 17h35, a presidenta visita a Feira de Artes Indígenas, na Vila dos Jogos Indígenas. E, às 18h30, participa da cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015, na Arena da Vila dos Jogos Indígenas. Os jogos prosseguem até o dia 31.

Blog do Planalto

Foto: http://www.jogosmundiaisindigenas.com/galeria-de-imagens/indigenas/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também