Brasil reduz mortalidade infantil acima da média mundial, comemora Zé Geraldo

zegeraldotribuna

O deputado Zé Geraldo (PT-PA) registrou em plenário dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que mostram que a mortalidade infantil no Brasil cai 20% a mais do que a média mundial. “Esse é um resultado que a oposição e os meios de comunicação deste País não comemoram, mas essa é a realidade, essa é uma estatística que este país pode comemorar”, disse.

O sucesso no combate à morte entre crianças, disse Zé Geraldo, é um dos destaques de artigo publicado na edição de setembro da revista de saúde inglesa The Lancet, que analisa a mortalidade na infância no mundo entre 1990 e 2015. “O índice, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), previa a redução em 2/3 (66%) da mortalidade no período. No Brasil, a redução foi de 60,8 óbitos por mil nascidos vivos, em 1990, para 16,4, em 2015 (queda de 73%). Globalmente, a taxa de mortalidade de menores de cinco anos caiu de 91 mortes por mil nascidos vivos, em 1990, para 43 mortes por mil nascidos vivos, em 2015 (queda de 53%)”.

Zé Geraldo explicou que, segundo o artigo, os avanços das condições de saúde da criança brasileira são decorrentes de um conjunto de políticas públicas aplicadas no País. “Viva o Brasil que conseguiu reduzir a mortalidade infantil 20% acima da média mundial”, comemorou o parlamentar do PT.

Gizele Benitz

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também