Bolsonaro também se encontrou com neta de ministro de Hitler

Reprodução/Site do PT

A deputada Beatrix von Storch, vice-presidente do partido neonazista Alternativa para a Alemanha (AfD), postou, nesta segunda-feira (26), nas redes sociais, uma foto ao lado de Jair Bolsonaro. Na postagem, ela agradece o atual presidente brasileiro “pela amistosa recepção”. “Nós, conservadores, devemos nos unir mais e defender nossos valores conservadores em nível internacional”, defende no post Beatrix, que é neta do ministro das Finanças de Hitler, Lutz Graf Schwerin von Krosigk

A imagem, na qual aparece também o marido de Beatrix, Sven von Storch, comprova que não foram só os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF) que receberam a representante do AfD. O atual presidente da República também se encontrou com a vice-presidente da legenda, conhecida por defender ideias neonazistas, racistas e xenófobas.

O AfD é visto na Alemanha como uma ameaça à paz e à democracia. Em março passado, tornou-se o primeiro partido, desde o fim da Segunda Guerra, a ter suas atividades monitoradas pelo serviço de inteligência alemã por suspeitas de atentar contra a ConstituiçãoSeus líderes adotam um discurso de ódio que motiva ataques a estrangeiros e vivem dando declarações simpáticas ao nazismo. Alguns anos atrás, um de seus membros, Alexander Gauland, chocou os alemães ao defender a atuação nazista na Segunda Guerra, dizendo que o país deveria se orgulhar de seu exército de então.

Na semana passada, após ver que Bia Kicis, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, havia postado uma foto ao lado de Beatrix, o Museu do Holocausto no Brasil lamentou o encontro e deu uma longa explicação sobre por que o AfD é um partido a ser combatido. 

“A Alternative für Deutschland (Alternativa para a Alemanha) é um partido político alemão de extrema-direita, fundado em 2013, com tendências racistas, sexistas, islamofóbicas, antissemitas, xenófobas e forte discurso anti-imigração”, alertou a instituição. “É evidente a preocupação e a inquietude que esta aproximação entre tal figura parlamentar brasileira e Beatrix von Storch representam para os esforços de construção de uma memória coletiva do Holocausto no Brasil e para nossa própria democracia”, completou.

Esta não é a primeira vez que bolsonaristas demonstram simpatia pelo nazismo ou por movimentos racistas e de ódio. Em janeiro de 2020, o então secretário de Cultura do governo Bolsonaro, Rodrigo Alvim, publicou vídeo no qual copiava trechos de um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda na Alemanha nazista. Em junho passado, o assessor da Presidência para assuntos internacionais Filipe Martins se tornou réu na Justiça Federal por ter feito um gesto racista durante audiência no Senado.

Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também