Bolsonaro é ‘um moleque’ que torna o Brasil ingovernável e saída é o impeachment, afirma Paulo Teixeira

Deputado Paulo Teixeira - Foto - Cleia Viana - Câmara dos Deputados

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) defendeu hoje (9) que o impeachment do presidente neofascista Jair Bolsonaro é o único caminho para tirar o Brasil da profunda crise econômica, social e política em que está mergulhado. Segundo ele, Bolsonaro é o “presidente da desgovernabilidade” e um “moleque e covarde” que está levando o Brasil à maior crise da sua história.

O petista cobrou do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a abertura de um dos 131 pedidos de impeachment protocolados na Casa. “Se a maioria achar que não houve crime de responsabilidade, não prossegue o processo, mas o Congresso Nacional tem que analisar o pedido de impeachment”, recomentou Teixeira.

O deputado observou que Bolsonaro cometeu mais um crime de responsabilidade no dia 7 de setembro, quando ameaçou não cumprir decisões do Supremo Tribunal Federal, além de ter estimulado hordas bolsonaristas a trancar estradas brasileiras, paralisando parcialmente algumas atividades econômicas.

Presidente covarde e pusilânime

Para Teixeira, o caráter “covarde e pusilânime” de Bolsonaro revelou-se nesta quinta-feira, mais uma vez, ao divulgar carta em que pediu “desculpas” pelos seus atos golpistas no Dia da Independência. O texto, contudo, foi escrito pelo ex-presidente e golpista Michel Temer. “Ele (Bolsonaro) não tem palavra, usou o 7 de Setembro para alimentar o radicalismo, o extremismo, e hoje qual covarde ele pede desculpa ao STF”, disse Teixeira.

Ele assinalou que no dia 7 de Setembro, pela primeira vez na história republicana do País, um presidente eleito em eleições livres “tensionou ao máximo, tentando desestabilizar um dos Poderes”, com ataques ao Judiciário e ao Legislativo. “Esse presidente acha que quanto pior, para ele, é melhor. Mas, para o País, quanto pior será pior”, sublinhou o parlamentar.

O deputado petista frisou que a participação de Bolsonaro em dois atos golpistas, em Brasília e São Paulo, foi de natureza político-eleitoral, “sem qualquer consonância com o cargo de presidente da República”, cometendo crime de responsabilidade.

Situação grotesca

O parlamentar lembrou que tudo é tão grotesco que Bolsonaro estimulou sua base a agir de forma golpista para sabotar o Brasil, com o fechamento de estradas, e depois fez uma gravação pedindo para os caminhoneiros recuar do movimento.

Paulo Teixeira listou uma série de feitos desastrosos do governo Bolsonaro, como o estratosférico preço do bujão de gás de cozinha (mais de 100 reais), o litro de gasolina a mais de 7 reais, numa escalada de preços de alimentos e outros itens essenciais que já elevou a inflação a dois dígitos.

“Os mais pobres perderam 30% da sua renda, os idosos perderam 14% da sua renda. Em média, o povo brasileiro perdeu 9% da sua renda”, denunciou o deputado. Ele observou que o desemprego está batendo recordes e, ao mesmo tempo, 120 milhões de brasileiros e brasileiras estão com insegurança alimentar, entre os quais, 20 milhões com fome extrema.

Para Paulo Teixeira, Bolsonaro não tinha condições de ser sequer deputado federal, cargo que ocupou por 28 anos, e “muito menos de ser presidente da República”. Em sua opinião, o ex-capitão não dispõe de condições pessoais para ocupar o cargo atual, e, por isso, “está levando o País ao precipício, ao desastre”.

“E, antes que este País aprofunde o seu desastre, ele tem que ser impedido a bem da Nação, cabendo a cada Parlamentar votar, se posicionar sobre o impeachment”, completou Teixeira.

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também