“Bolsonaro é mais perigoso que o vírus”, aponta mídia estrangeira sobre o 29M

Principais veículos do mundo noticiam atos de sábado, chamam gestão da pandemia de “nefasta”, lembram inocência de Lula e destacam o declínio da popularidade de Bolsonaro.

O protesto contra Jair Bolsonaro realizado no sábado (29) foi tão estrondoso que mereceu amplo destaque na imprensa internacional. Pelo menos dois grandes jornais europeus — o francês Le Monde e o britânico The Guardian — transformaram as manifestações que ocorreram em todo o país e no exterior nas principais manchetes de seus sites enquanto os atos ocorriam.

O diário francês escolheu como chamada uma das frases que se lia nos cartazes dos manifestantes: “Ele é mais perigoso que o vírus: no Brasil, novas manifestações contra Bolsonaro”. Na reportagem, o Le Monde explicou que os protestos buscam tirar do poder Jair Bolsonaro, “cuja popularidade está em acentuado declínio e de quem a maioria dos brasileiros (57%, segundo o instituto PoderData) agora quer a demissão”.

Já o Guardian, outro que deu manchete ao histórico 29 de Maio, anunciava no título: “Dezenas de milhares de brasileiros marcham para exigir o impeachment de Bolsonaro”. A matéria destaca que se tratou do maior ato contra Bolsonaro desde o início da pandemia e que ocorreu em mais de 200 cidades.

“Dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas das maiores cidades brasileiras para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro devido à sua catastrófica resposta à pandemia de coronavírus, que já levou quase meio milhão de vidas brasileiras”, informa o diário.

Na noite de sábado, a agência Reuters, que fornece conteúdo para milhares de jornais e sites mundo a fora, divulgou sua cobertura dos atos, destacando as mobilizações no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo. “Na maior cidade do Brasil, milhares de pessoas usando máscaras bloquearam uma das maiores avenidas locais. Um enorme balão mostrava Bolsonaro como um vampiro”, afirma o texto. A agência destaca ainda que Rio e Brasília tiveram manifestações pacíficas, mas no Recife, a polícia jogou gás e disparou balas de borracha”.

O site da Al Jazeera, rede de tevê do Catar com filial em Londres, destacou que Bolsonaro enfrenta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado devido à gestão da pandemia e chamou a atenção para o número de mais de 459 mil mortos confirmados até o dia das manifestações. “Bolsonaro tem sido amplamente criticado por minimizar os riscos do coronavírus e evitar medidas de saúde pública, como lockdowns e toques de recolher.”

Reportagens citam Lula

Já a reportagem da Forbes aponta que grande parte dos brasileiros culpa Bolsonaro pelas mortes e destaca que o atual presidente tem intenção de se reeleger. “Ele pode encarar um desafio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um político de esquerda cuja sentença de prisão frequentemente criticada foi anulada este ano”, afirma o texto.

A versão em espanhol do El País também deu grande destaque ao 29 de Maio no Brasil, com a chamada “A esquerda do Brasil sai às ruas contra Bolsonaro pela primeira vez na pandemia”. Segundo o site, os protestos foram impulsionados “pela nefasta gestão da pandemia e pelo regresso de Lula”.

 

PT Nacional

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex