“Bolsonaro é mais perigoso que o vírus”, aponta mídia estrangeira sobre o 29M

Principais veículos do mundo noticiam atos de sábado, chamam gestão da pandemia de “nefasta”, lembram inocência de Lula e destacam o declínio da popularidade de Bolsonaro.

O protesto contra Jair Bolsonaro realizado no sábado (29) foi tão estrondoso que mereceu amplo destaque na imprensa internacional. Pelo menos dois grandes jornais europeus — o francês Le Monde e o britânico The Guardian — transformaram as manifestações que ocorreram em todo o país e no exterior nas principais manchetes de seus sites enquanto os atos ocorriam.

O diário francês escolheu como chamada uma das frases que se lia nos cartazes dos manifestantes: “Ele é mais perigoso que o vírus: no Brasil, novas manifestações contra Bolsonaro”. Na reportagem, o Le Monde explicou que os protestos buscam tirar do poder Jair Bolsonaro, “cuja popularidade está em acentuado declínio e de quem a maioria dos brasileiros (57%, segundo o instituto PoderData) agora quer a demissão”.

Já o Guardian, outro que deu manchete ao histórico 29 de Maio, anunciava no título: “Dezenas de milhares de brasileiros marcham para exigir o impeachment de Bolsonaro”. A matéria destaca que se tratou do maior ato contra Bolsonaro desde o início da pandemia e que ocorreu em mais de 200 cidades.

“Dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas das maiores cidades brasileiras para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro devido à sua catastrófica resposta à pandemia de coronavírus, que já levou quase meio milhão de vidas brasileiras”, informa o diário.

Na noite de sábado, a agência Reuters, que fornece conteúdo para milhares de jornais e sites mundo a fora, divulgou sua cobertura dos atos, destacando as mobilizações no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo. “Na maior cidade do Brasil, milhares de pessoas usando máscaras bloquearam uma das maiores avenidas locais. Um enorme balão mostrava Bolsonaro como um vampiro”, afirma o texto. A agência destaca ainda que Rio e Brasília tiveram manifestações pacíficas, mas no Recife, a polícia jogou gás e disparou balas de borracha”.

O site da Al Jazeera, rede de tevê do Catar com filial em Londres, destacou que Bolsonaro enfrenta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado devido à gestão da pandemia e chamou a atenção para o número de mais de 459 mil mortos confirmados até o dia das manifestações. “Bolsonaro tem sido amplamente criticado por minimizar os riscos do coronavírus e evitar medidas de saúde pública, como lockdowns e toques de recolher.”

Reportagens citam Lula

Já a reportagem da Forbes aponta que grande parte dos brasileiros culpa Bolsonaro pelas mortes e destaca que o atual presidente tem intenção de se reeleger. “Ele pode encarar um desafio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um político de esquerda cuja sentença de prisão frequentemente criticada foi anulada este ano”, afirma o texto.

A versão em espanhol do El País também deu grande destaque ao 29 de Maio no Brasil, com a chamada “A esquerda do Brasil sai às ruas contra Bolsonaro pela primeira vez na pandemia”. Segundo o site, os protestos foram impulsionados “pela nefasta gestão da pandemia e pelo regresso de Lula”.

 

PT Nacional

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também