Boletim 118 – STF pode julgar recurso do ex-presidente Lula no dia 26 de junho

Boletim 118 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 16/6/2018 – 21h50

1. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, liberou para julgamento o recurso que pede a suspensão da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, protocolado pela sua defesa. O caso deve ser julgado pela Segunda Turma da Corte no dia 26 de junho, conforme sugestão do ministro. Se a condenação for suspensa, o ex-presidente poderá deixar a prisão. Lula é mantido como preso político na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril. Saiba mais: http://www.pt.org.br/stf-pode-julgar-pedido-de-liberdade-de-lula-no-proximo-dia-26

2. Juristas reunidos em Curitiba na sexta-feira (15) afirmaram que o ex-presidente Lula tem o direito garantido de ser registrado candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores. “Até o momento a possibilidade de pedido de registro da candidatura do ex-presidente Lula é garantida”, afirmou o jurista Luiz Fernando Casagrande Pereira, doutor em Processo Civil. A tese é corroborada pelo ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, segundo o qual “o presidente Lula é perfeitamente registrável”. Pereira ainda explicou que Lula tem inclusive direito a fazer campanha. “O pedido de registro é feito no primeiro dia da campanha eleitoral, e o que tenho dito, amparado em uma jurisprudência que tem 16 anos, é que ele não obstante tenha sido condenado em segunda instância, pode fazer o pedido de registro e enquanto esse pedido de registro não for julgado, não podem retirá-lo da campanha”.

Leia aqui: http://www.pt.org.br/juristas-confirmam-que-lula-pode-e-sera-registrado-candidato

3. Nem o tempo nublado e frio de 7ºC diminuiu o ânimo dos homens e mulheres que protestam pela liberdade do maior líder popular do Brasil. Neste sábado (16) foi comemorado o 72º dia de resistência na Vigília Lula Livre, em Curitiba, próximo a sede da Polícia Federal, onde Lula é mantido como preso político. A iniciativa é mantida através de doações e recebe visitantes dos quatro cantos do Brasil.

Veja as imagens: http://www.pt.org.br/72-dias-de-resistencia-na-vigilia-lula-livre/

4. O ato de bom dia ao companheiro Lula deste sábado contou com a presença de um grupo de mulheres do Ceará, que trouxe de presente uma colcha de retalhos com mensagens de apoio a Lula. A colcha foi costurada especialmente para aquecer o ex-presidente. As cearenses também marcaram presença ao longo do dia na Vigília Lula Livre e participaram do bate-papo feminista organizado pelo grupo de mulheres do PT do Rio Grande do Sul.

Boletim 118 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 16/6/2018 – 21h50

Leia aqui a versão em espanhol do boletim.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também