O deputado Bohn Gass (PT-RS) elogiou a inauguração da Plataforma P-55 e da assinatura do contrato para construção da P-75 e da P-77, ocorridos na segunda-feira (16), em Porto Alegre (RS). Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da retomada da indústria naval no país, que passou de 2 mil empregados, em 2003, para mais de 70 mil, dez anos depois.
O deputado lembrou que a P-55 será ligada a 17 postos de petróleo e já é a terceira plataforma a ser concluída pelo polo naval do Rio Grande do Sul. Outras duas, a P-53 e a P-63, também feitas lá, já ficaram prontas e já deixaram as águas gaúchas.
“Eu quero fazer um registro aqui porque estava desestimulado esse setor, e quando se compravam navios ou plataformas desse tipo, elas vinham da Ásia, de Singapura e de outros lugares. A iniciativa do Presidente Lula de investir nesse setor, de manter a Petrobras pública, fazer pesquisas e prospecção do pré-sal no fundo do mar foi graças a essa estatal, que fez essa pesquisa. A decisão política de termos o polo naval no Brasil e fazer essas embarcações no Brasil gerou esse potencial de desenvolvimento e de geração de emprego”, completou.
PT na Câmara