Bohn Gass e Rogério Correia denunciam ‘farra de gastos públicos’ de Bolsonaro no Oriente Médio e cobram explicações

Arte: PT na Câmara

O líder do PT na Câmara, Elvino Bohn Gass (RS) e o deputado Rogério Correia (PT-MG) protocolaram requerimento de informações para que o Palácio do Planalto detalhe todos os gastos com a comitiva do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro a Dubai, Bahrein e Catar.

Líder Bohn Gass. Foto: Gustavo Bezerra

Bolsonaro promoveu um verdadeiro festival de gastos, levando esposa, filhos e uma volumosa comitiva de agentes públicos e privados, numa missão internacional que vai de 13 a 18 de novembro.

No requerimento encaminhado ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos, os deputados observam que “não há qualquer justificativa” para a promoção de uma “verdadeira farra com os já combalidos recursos públicos” na viagem ao Oriente Médio.

Voo da alegria

Bohn Gass e Rogério Correia observam que o voo de alegria de Bolsonaro ocorre “num momento em que a sociedade brasileira vivencia enormes dificuldades econômicas, sociais e sanitárias, com índice de desemprego e miséria afetando diuturnamente milhões de brasileiros”.

Eles citam no requerimento que Bolsonaro e comitiva se hospedaram em hotéis luxuosos. A suíte onde se hospedou o ex-capitão, no luxuoso Habtoor Palace Dubai, custou R$ 45 mil, mais de 40 salários mínimos do Brasil.

Bohn Gass e Correia denunciam que entre os convidados, muitos “não guardam nenhuma relação de causalidade ou pertinência temática com os objetivos que justificaram a viagem presidencial” aos países árabes.

Deputado Rogério Correia. Foto: Gustavo Bezerra

Dinheiro público

Além de Bolsonaro, integram a comitiva a primeira-dama Michelle Bolsonaro, os filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro, os ministros Economia Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Braga Netto (Defesa) e Carlos França (Relações Exteriores), os secretários Flávio Rocha, de Assuntos Estratégicos, e Mário Frias, da Cultura, entre outros.

No documento, o líder do PT e Rogério Correia indagam sobre a função de pessoas como o ex-senador Magno Malta (PL-ES), sem cargo público desde 2018, e o desembargador e presidente da Andes (Associação Nacional dos Desembargadores), Marcelo Buhatem, na viagem.

Os deputados solicitam que o Palácio do Planalto informe quais as justificativas técnicas, políticas e sociais para a inclusão, na comitiva presidencial, de vereadores, desembargadores, ex-senadores da República e outros particulares, já que não têm relação com os objetivos anunciados da viagem, que seria o de prospectar oportunidades de negócios para empresas exportadoras brasileiras.

Mamata em Dubai

Os parlamentares do PT querem informações sobre o os nomes, cargos e funções no governo federal de todos os integrantes da delegação e da comitiva presidencial, além de todos os nomes de agentes públicos e políticos (Judiciário e Legislativo) e particulares que viajaram no avião presidencial e em voos auxiliares. Querem saber também os custos com hospedagem, alimentação e diárias dos agentes públicos e políticos.

Além disso, cobram informação sobre os gastos efetuados com cartões corporativos durante toda o período da viagem, bem como os nomes dos beneficiários. Bohn Gass e Rogério Correia requerem também informações sobre os projetos e contribuições que cada um dos ministros e secretários que estiveram na comitiva presidencial apresentaram a governos e investidores nos quatro países árabes.

Nas redes sociais, não faltaram críticas à enorme comitiva do ex-capitão às arábias, inclusive com a hashtag #MamataEmDubai.

 

Leia a íntegra do requerimento:

Requerimento de informação

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também