Bohn Gass anuncia fim da polêmica do emplacamento de tratores

BohnGass Gushta

O deputado Bohn Gass (PT-RS) garantiu que o Governo Dilma vai encerrar, definitivamente, a polêmica sobre o emplacamento e licenciamento de tratores. “O Governo está concluindo a redação da Medida Provisória que desobriga o agricultor de emplacar e licenciar os veículos rurais. Tudo isso será substituído por um único e simplificado registro sem qualquer custo parar os agricultores”, afirmou Bohn Gass, nesta quarta-feira (25), após reunir-se com o secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gerson de Bem.

As regras iniciais, que partiram do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), segundo Bohn Gass, não se adequavam à realidade do agricultor que usa sua máquina para serviços de lavoura e, só excepcionalmente, frequenta a rodovia. O deputado ressalta que, desde o princípio, o Governo Dilma foi sensível às reivindicações dos agricultores e, em todas as ações subsequentes, buscou maneiras de adequar a normatização à vida dos colonos.

“Foi neste sentido que se editou a Medida Provisória permitindo o uso da Carteira B em lugar da categoria D, solicitando o registro apenas para os tratores novos e reduzindo a renovação de licenciamento a uma única vez. Ou seja, desde lá o Governo dava sinais de que não queria onerar produtores rurais”, detalhou Bohn Gass.

Contudo, na opinião do deputado, a flexibilização foi insuficiente e mereceu justa contestação porque as exigências que sobravam ainda implicavam em despesas extras para os proprietários de veículos rurais. “Então, como prova definitiva de que o Governo tenta apenas regulamentar questões relativas ao trânsito e nunca prejudicar agricultores, optou-se, agora, pelo simples registro sem custo algum”.

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também