Boas iniciativas: Luci visita plantação de ervas medicinais

LuciHorto

Neste fim de semana, em visita aos municípios do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a deputada Luci Choinacki (PT-SC), teve a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos naquela região. Em Rodeio, através de uma parceria entre prefeitura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), de Itajaí, um horto de plantas medicinais deve ser ativado. A recuperação do local será uma homenagem à Irmã Eva Michalak que, por muitos anos, se dedicou a cultivar, ali, centenas de espécies, utilizadas para os mais diversos tipos de enfermidades.

A deputada, Luci, conheceu as instalações do horto que fica junto a Casa São Francisco, da Congregação da Irmãs Catequistas Franciscanas, em Rodeio. De acordo com o prefeito do município, Paulo Roberto Wiss, a Epagri já esteve no local para realizar a catalogação de algumas espécies.

No local, estima-se que cerca de 300 espécies de plantas medicinais são cultivadas. “A população precisa mudar seus hábitos. Devemos cuidar da saúde, fazer a prevenção, consumir alimentos saudáveis e os recursos naturais que a mãe terra oferece. Assim poderemos consumir menos medicamentos e ter uma qualidade de vida melhor”, destacou a deputada.

Luci avaliou o projeto de recuperação do horto como de extrema importância. Por isso, comprometeu-se em fazer articulações que possam contribuir no processo de revitalização e recuperação para posterior reativação do horto.

A deputada também percorreu o comércio de Ascurra e visitou uma propriedade rural, localizada na Comunidade Saxônia. No interior do município, Fábio Fachini e a esposa, Leila, além de comercializarem produtos orgânicos em uma barraca no Centro e na cidade de Balneário Camboriú, também administram uma propriedade e uma pequena fábrica para os produtos feitos com alimentos cultivados ali mesmo.

Fachini largou a profissão de educador e, desde 2007, dedicou-se à vida no campo. A deputada parabenizou a forma com que a família Fachini administra a propriedade. “Pude perceber que, além de buscar renda, através da produção de alimentos, aqui na propriedade dos Fachini existe também a preocupação com o meio ambiente”, destaca Luci.

No local existe uma Área de Preservação Ambiental (APP), onde é desenvolvido o Sistema Agro Florestal (SAF). A área não fica ociosa, mas é utilizada para o cultivo de algumas espécies. De acordo com Fachini, no SAF, a família produz cerca de 40 espécies, como mamão, laranja, pêssego, cubiu, um fruto da Amazônia. “Pesquisas já comprovaram que dois hectares de SAF podem contribuir com a rende de uma família de até quatro pessoas”, ressalta Fachini.

A deputada, Luci, parabenizou os administradores dos municípios por onde passou e também comerciantes e agricultores de toda a região do Médio Vale do Itajaí. “Estive em Indaial, Rodeio e Ascurra. Falei com a imprensa local, com prefeitos e vereadores, visitei feiras de produtos orgânicos, propriedades rurais e projetos muito importantes desenvolvidos nos municípios. Conheci um belo lugar, localizado na Comunidade Guaricanas, em Ascurra. No local, além da bela natureza, é possível comer uma deliciosa comida colonial, no restaurante Maricota, do Luiz Moser. O comércio funciona há 18 anos, mas , um dia, abrigou um moinho para a produção de fubá”, finaliza a deputada.

Foto e matéria: Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também