O Ilanud, com sede na Costa Rica, compõe a Rede do Programa de Prevenção do Crime e Justiça Criminal das Nações Unidas, ligada ao Conselho Econômico e Social da ONU (Organização das Nações Unidas). Surgiu na segunda metade do século passado para suprir a necessidade de intercâmbio de informações entre países para o combate ao crime organizado. E, também, para criação de políticas preventivas à violência na área de direitos humanos.
O escritório brasileiro, criado em 1997, tem cooperado com os governos federal, estaduais e municipais seja na formulação e avaliação de políticas públicas, seja na reforma e aprimoramento das instituições do sistema de justiça. Para isso, realiza pesquisas e oficinas de formação de pessoal, difunde informações e participa do debate público, além de colaborar amplamente com entidades da sociedade civil.
O Ilanud atua em três áreas: Justiça Juvenil e Sistema Socioeducativo; Justiça Penal e Sistema Penitenciário; e Segurança Pública e Prevenção à Violência. Uma de suas atividades tem sido a de promover a qualificação do trabalho dos profissionais que atuam na área de segurança pública – como policiais e guardas e gestores públicos – e no sistema de justiça penal e penitenciário – como juízes, promotores e defensores. O Ilanud também realiza seminários e debates voltados à comunidade acadêmica e interessados no tema.
A função de membro do Conselho Superior, considerada como de serviço público relevante, não será remunerada e o mandato poderá ser renovado. A reunião do órgão, que dará posse aos 20 conselheiros, será realizada na sede do Ilanud-Brasil, em São Paulo.
Assessoria de Imprensa